Últimas Notícias

Norte de Minas – Bases descentralizadas de Brasília de Minas e Itacarambi são reinauguradas

Norte de Minas – Bases descentralizadas de Brasília de Minas e Itacarambi são reinauguradas

Norte de Minas – Os socorristas da base descentralizada do SAMU Macro Norte de Brasília de Minas e de Itacarambi estão de casa nova! A reinauguração das bases aconteceu durante cerimônias realizadas nos respectivos municípios, na última sexta-feira (20). Após obras de reforma na estrutura da unidade, os socorristas retornaram para a base sede que foi construída especialmente para receber o SAMU, em Brasília de Minas, depois de seis anos. No caso de Itacarambi, o serviço foi transferido para um novo imóvel.

Norte de Minas - Bases descentralizadas de Brasília de Minas e Itacarambi são reinauguradas
Norte de Minas – Bases descentralizadas de Brasília de Minas e Itacarambi são reinauguradas

 

As intervenções aconteceram graças a parcerias entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e as prefeituras de Brasília de Minas e de Itacarambi que possibilitaram que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funcionasse nas localidades com uma estrutura adequada necessária para a realização de um trabalho com o padrão de qualidade pelo qual o SAMU Macro Norte é reconhecido.

Como exigido pelo Ministério da Saúde, as bases possuem infraestrutura que garante um menor tempo-resposta nos atendimentos do SAMU com a configuração necessária para abrigar profissionais e equipamentos com conforto e segurança, uma vez que o serviço funciona sem interrupções e que os profissionais têm longas jornadas de trabalho que chegam a até 24 horas.

A prefeita de Itacarambi, Nívea Maria de Oliveira, agradeceu aos colaboradores do SAMU pelo trabalho realizado e destacou que, em virtude da pandemia, os profissionais de saúde têm novos protocolos e medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, o que foi levado em consideração para que as obras fossem realizadas para oferecer condições ideais aos socorristas.

O prefeito de Brasília de Minas, Marcus Vinícius Ferreira Carvalho, agradeceu a todos os trabalhadores que contribuíram para viabilizar a nova base do SAMU na cidade. O chefe do Executivo admitiu que a atuação do SAMU é indispensável ao município e que a dedicação de cada um para o bem estar da sociedade brasilminense é conhecida e admirada pela população.

A coordenadora de Enfermagem do Cisrun, Danusa Bottega, lembrou que os profissionais da área da saúde têm uma carga horária extensiva e que precisam de um local com determinadas peculiaridades para desenvolver suas atividades de forma ideal. Danusa ainda anunciou que a base de Brasília de Minas terá um Centro de Material e Esterilização (CME) que é um setor responsável por limpar, desinfetar e esterilizar materiais utilizados no atendimento às ocorrências.

O assessor de diretoria do Cisrun, Marco Antônio Andrade, esteve presente à cerimônia representando o presidente Marcelo Meireles, e lembrou que o Cisrun nasceu de uma experiência em Brasília de Minas, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte de Minas (Cisnorte), e agradeceu à parceria dos prefeitos dos municípios filiados ao Consórcio que são essenciais para a melhoria do serviço em suas respectivas localidades.

Durante a cerimônia, foi entregue o certificado de conclusão do curso de primeiros socorros, realizado pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU, a 96 profissionais que atuam como guias no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.