Últimas Notícias

Porque cada vez mais crescem as plataformas de EAD?

Não sei se você reparou, mas nos últimos anos parece que temos encontrado uma febre de cursos online que tem custado para passar. Muitas pessoas estão encontrando plataformas de ensino EAD que só crescem, trazendo sempre mais oportunidades e conteúdos de qualidade.

Mas o que realmente estaria por trás do sucesso de um local que é tão variado que ao mesmo tempo em que ensina através de um curso de informática traz também um curso de culinária e por aí vai?

O principal conceito que vamos encontrar aqui é exatamente a facilidade de encontrar uma grande variedade de materiais em um só lugar. Porém seriam só estes benefícios?

Não, nem de perto, podemos listar dezenas deles, e todos por si só já poderiam ser um excelente motivo por trás de tanto sucesso.

Mas para falar mais sobre este tema e mostrar que o futuro que nos aguarda é brilhante, resolvi separar aqui alguns fatos incríveis para você se motivar e começar a participar também desta onda.

Vamos conferir?

Porque cada vez mais crescem as plataformas de EAD?

Primeiramente é importante notar que não tem como listar todos os benefícios dentro de um pequeno texto como este.

Entretanto, gostaria de trazer uma coletânea não só dos motivos mais fortes, mas dos que mais são citados por alunos que escolhem este tipo de plataforma.

1 – Velocidade

Um curso presencial não é uma modalidade ruim de ensino, ele realmente traz várias vantagens como por exemplo a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com o professor.

Entretanto, é importante notar que muitos dos alunos irão acabar por desistir deste tipo de curso por conta da sua duração.

A não ser que estejamos falando de um intensivo ou de um workshop, você provavelmente vai ter em média umas duas horas de aula por semana, além de demorar alguns semestres para concluir o curso.

Já o curso online tem a facilidade de contar com um material já pronto onde o aluno pode seguir seu ritmo próprio. Muitas vezes atingindo o conteúdo do curso inteiro em poucas semanas.

Isto porque ele não precisa esperar algum dia de aula para conferir o que será passado.

2 – Preço

Sem dúvida nenhuma não podemos nos esquecer que uma plataforma EAD é realmente mais barata do que um curso presencial por motivos óbvios.

Primeiramente pelo fato de que um curso pode ser gravado uma vez e depois exibido quantas vezes for necessário para quantas pessoas quiserem.

O que antes iria custar o salário de um professor fixo agora tem um custo de início meio e fim.

Entretanto, podemos dizer também que existem despesas de uma plataforma EAD que são inexistentes. Pense em um escritório com alguns funcionários e em uma escola que precisa manter banheiro para centenas de pessoas.

Além disso, é necessário ter toda uma estrutura de incêndio, um valor enorme em taxas de IPTU e até mesmo uma grande necessidade de adaptações técnicas para receber pessoas dentro do estabelecimento.

No total temos uma série de despesas fixas que não serão repassadas para os alunos. Isto permite uma quebra brusca, sendo que muitos cursos acabam valendo menos do que um terço de uma só mensalidade de uma faculdade.

3 – Revisar o conteúdo

Por último precisamos notar a importância de se poder ver novamente as aulas já dadas. Muitas vezes você terá a necessidade de contar com uma revisão precisa para realizar algo, e como você faria isso em uma aula que foi dada presencialmente sem gravação?

Além disso, o conteúdo em aula normalmente vem acompanhado de acesso ao tutor para que você possa tirar dúvidas que apareçam no longo prazo.

O acesso vitalício permite que você esteja sempre se aprimorando e relembrando o que for necessário. Mas isso só é possível por conta de uma estrutura EAD que não irá fazer nenhum tipo de exigência muito cara para se manter.

Tendo 1 ou 1000 alunos, os custos geralmente serão os mesmos.

Lembrando que você pode também receber atualizações do curso sempre que um conteúdo novo for adicionado. Tendo assim a possibilidade de se manter totalmente capaz na área.

4 – Certificado válido

Um dos grandes medos de quem vai fazer uma faculdade, pós ou curso livre EAD é a validade do certificado impresso.

Entretanto, é importante dizer que ao verificar que a empresa é credenciada ao MEC e que possui um certificado válido, ele realmente terá o mesmo peso do certificado de um curso presencial.

Isto muitas vezes deixa as pessoas com a pulga atrás da orelha, entretanto é a mais pura verdade e não há porque ter medo desta situação.

De fato, muitas empresas nem ao menos param para checar de onde é o seu certificado, e o que levarão em consideração é se você realmente sabe executar o serviço solicitado.

E neste momento a instituição não será o foco da preocupação, mas sim o conteúdo passado e a sua dedicação para absorver o melhor sobre ele.

5 – Conforto

Olha, por melhor que seja sua escola, faculdade ou mesmo curso técnico, dificilmente uma sala de aula para dezenas de pessoas será tão confortável quanto a sua própria casa.

Você pode se vestir como quiser e sentar no melhor local possível. E isto não tem preço!

Então, poderíamos dizer que tranquilamente uma das principais vantagens é a capacidade de estudar de uma posição mais confortável.

Lembrando que isto inclusive irá facilitar a assimilação do conteúdo passado em nas aulas.

Conclusão

Então é isso, são vários e bem fundamentados os motivos que permitem uma plataforma EAD conseguir tantos resultados de uma maneira geral. E com certeza a tendência é que nos próximos anos os fatores se tornem ainda mais fortes para alavancar este tipo de empresa.

Esteja você procurando um curso de informática ou mesmo um curso de automaquiagem, sempre haverá uma oportunidade incrível de variedade nas principais plataformas disponíveis.

Por hoje é só, mas se ainda há alguma dúvida sobre o tema ou mesmo se você quiser debater algum tópico específico, fique à vontade para se expressar nos comentários, ok?

Até a nossa próxima matéria!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.