Últimas Notícias

Norte de Minas – Grão Mogol sediará evento em celebração ao Dia Mundial do Turismo

Norte de Minas – Grão Mogol sediará evento em celebração ao Dia Mundial do Turismo

Norte de Minas – Na próxima sexta-feira (01/10), a cidade de Grão Mogol receberá autoridades de todo o Norte de Minas para a celebração do Dia Mundial do Turismo. O evento é um dos únicos do país a fazer parte da agenda oficial de celebrações da Organização Mundial de Turismo. Na ocasião também será lançado o PRONATUR – Programa de Desenvolvimento do Turismo, parceria entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal.

A cidade de Grão Mogol sediará essa semana evento inédito em celebração ao Dia Mundial do Turismo. A ação, que acontecerá no dia 01 de outubro, receberá prefeitos, secretários e gestores de turismo e de cultura da região, além de representantes da Unimontes, do SEBRAE, do IEF, e contará com a presença da Subsecretária de Turismo do Estado de Minas Gerais, Milena Pedrosa.

Dentre as atividades programadas para a data, está o lançamento do PRONATUR – Programa de Desenvolvimento do Turismo, realizado pela Prefeitura Municipal de Grão Mogol em parceria com o SEBRAE.

A parceria visa estruturar e divulgar o turismo no município, um dos mais bonitos do Norte de Minas, gerando oportunidades de emprego e renda para a população. Graças a essa parceria, serão realizadas diversas ações a fim de fomentar o turismo na cidade, qualificar os serviços, atrair investimentos, e profissionalizar a gestão.

Para Pedro Viana, analista do Sebrae Minas, a parceria busca fomentar o empreendedorismo local e atrair novos negócios nos setores de alimentação, hospedagem e receptivo. “O programa a ser lançado, além de expandir e qualificar os negócios existentes, irá gerar mais empresas, emprego e renda,” reforça.

O Secretário Municipal de Turismo Ítalo Mendes destaca que Grão Mogol tem potencial para se tornar um dos principais destinos turísticos de Minas. Para isso, tem-se buscado estruturar a oferta local orientada às novas demandas, trabalhando produtos como o cicloturismo, o trekking e a observação de aves, inicialmente como foco no mercado regional, e em breve para o mercado nacional. “Temos realizado no município ações inovadoras e parcerias estratégicas, que em breve terão visibilidade e serão referências para o desenvolvimento do turismo em todo o país”, destacou o Secretário.

A cidade

Grão Mogol está a 150 km de Montes Claros e a 550 km de Belo Horizonte. Situado no alto da Serra do Espinhaço, a cidade de clima ameno destaca-se por suas belezas naturais como rios e cachoeiras, além de trilhas de grande potencial para o cicloturismo, para o trekking e para a observação de aves. Além disso o município abriga o Parque Estadual de Grão Mogol.

Dentre os atrativos da cidade, destaca-se a Igreja Matriz de Santo Antônio, toda construída em madeira e pedra, considerada uma das mais imperdíveis de Minas, o Presépio Natural Mãos de Deus, considerado o maior presépio a céu aberto do mundo, com uma área de 3.600 m², a produção de vinhos finos do Vale do Gongo, além casario colonial tombado como Patrimônio Estadual e o rico artesanato, vendido para as maiores lojas de decoração do país.