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Conheça as mudanças que a tecnologia tem proporcionado ao mundo jurídico

A transformação digital proporcionou inúmeras mudanças e inovações nos cenários econômicos, principalmente no mercado jurídico.

Afinal, máquinas têm sido utilizadas para facilitar o trabalho diário dos escritórios de advocacia. Portanto, ajudam a otimizar o tempo que advogados despendem em suas tarefas.

Por exemplo, a modernização dos processos por meio de sistemas eletrônicos e a utilização de softwares de advogados indicam que o cenário jurídico futuro está se transformando.

A seguir, isolamos algumas das principais mudanças tecnológicas que podem ser adotadas no mercado jurídico.

1. Software jurídico

Conforme mencionado anteriormente a esse respeito, a tecnologia trouxe muitas mudanças ao mundo dos negócios.

Mesmo as empresas dos mais diferentes seguimentos podem aproveitar as oportunidades de diferentes ferramentas técnicas para obter melhores resultados na organização.

Com o setor jurídico não é diferente, você pode utilizar softwares jurídicos para otimizar o departamento das empresas e muito mais.

Os softwares jurídicos auxiliam na gestão de escritórios e departamentos jurídicos, automatizando tarefas e a organização de demandas, diminuindo as pilhas de papelada e planilhas.

Além disso, existem softwares jurídicos para:

  • Gerir casos jurídicos;
  • Ter detalhes em números de análises de processos judiciais realizados;
  • Monitoramento e extração de dados públicos;
  • Resolução de conflitos online;
  • Calendário, permitindo a organização de audiências e prazos;
  • Dentre muitos outros.

Portanto, o processo de execução da rotina pode ser automatizado de forma mais ágil e prática. Você ainda pode otimizar seu tempo.

2. Serviços virtuais usando ferramentas técnicas

Durante a pandemia, as ferramentas auxiliares utilizadas no mundo virtual também são muito úteis para o mercado jurídico.

Por exemplo, plataformas como Zoom e Google são essenciais para ajudar. Desta forma, tanto o escritório como os freelancers podem dar continuidade ao seu trabalho e processos.

Inclusive, clientes podem consultar advogado online utilizando essas ferramentas, facilitando a conexão e comunicação entre profissionais e clientes.

Se você analisar e pensar que o serviço foi prestado por você no passado, isso é uma grande melhoria. Afinal, mesmo por meio de ligações e serviços de SMS, é preciso ir ao escritório para assinar documentos e dar continuidade ao processo.

3. Marketing Legal

Obviamente, para o setor comercial, o investimento em marketing para divulgar o seu produto e prospectar clientes em potencial é essencial.

Advogados e escritórios de advocacia encontram no marketing digital uma excelente forma de atrair e reter clientes, seja através de sites institucionais próprios no Google ou redes sociais.

No entanto, o marketing do departamento jurídico é diferente das estratégias utilizadas por outros departamentos de negócios para atrair clientes. Afinal, no marketing jurídico se faz necessário atender aos padrões de publicidade do Código de Ética da OAB.

Basicamente, escritórios de advocacia e advogados autônomos, portanto, têm algumas restrições. Mas também têm uma boa oportunidade de atrair clientes para seus escritórios e garantir o sucesso do negócio.

4. Trabalho remoto

Outra mudança para os advogados é a capacidade de trabalhar remotamente. A tecnologia trouxe a evolução de um escritório presencial para um escritório digital, especialmente após a pandemia, uma vez que se tornou uma necessidade durante a quarentena e uma forma de prevenir a disseminação do Covid-19.

Audiências e consultorias jurídicas têm sido feitas remotamente, otimizando processos e proporcionando a economia do bem mais precioso que temos na sociedade moderna: o tempo.

Embora esse método de trabalhar diretamente de casa esteja em alta durante a pandemia, é uma tendência forte no mercado legal no futuro e muito provavelmente veio para ficar.

A tecnologia e o futuro para o advogado online

Nos últimos anos, era praticamente impossível imaginar que as audiências seriam realizadas online. Mas a necessidade e o avanço da tecnologia deram uma contribuição significativa para a evolução e promoção de diversas práticas comerciais.

Graças à Covid-19, o público online aumentou. Claro, isso só pode ser atribuído à transformação digital da sociedade.

Na verdade, mesmo que a pandemia termine e volte ao normal, é provável que muitas das novas práticas adotadas continuem no futuro. Portanto, mudanças como a transição das audiências judiciais que agora é feita pela tela de um dispositivo móvel, computador ou tablet se tornaram o novo normal.

Basta usar uma boa câmera e um bom microfone e o público para começar.

Isso cria comodidade para as partes envolvidas, umas vez que não se faz necessário sair de casa para a realização de uma audiência e também otimiza o tempo de todos.

Porém, alguns pontos ainda precisam evoluir, embora a videoconferência envolva alta tecnologia, muitas vezes ela enfrenta dificuldades. Isso ocorre porque a conexão pode ser mais difícil, dependendo da rede da Internet. Isso pode até fazer com que a audição seja interrompida.

Mudanças como as audiências online são vitais para o aprimoramento do setor jurídico, a tendência é a aplicação cada vez maior de técnicas e ferramentas para otimizar o processo e gerar agilidade e eficiência para profissionais e clientes.