Últimas Notícias

Como economizar dinheiro em meio ao aumento da inflação?

O aumento da inflação é algo que pega todos de surpresa, e de 12 meses para cá, a inflação brasileira acumula um total de 10,25% segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Sendo assim, saber como economizar dinheiro em meio ao aumento da inflação é deveras importante.

O custo de vida está cada vez maior e, conseguir viver bem, se alimentar e pagar todas as contas é algo cada vez mais difícil. Além do fato de todos esses fatores representarem direitos de todos os brasileiros que, infelizmente, não está disponível para todos de forma igualitária.

Com o preço de todas as coisas cada vez mais em alta, e com os salários que permanecem estagnados, a cada mês que passa mais pessoas ficam endividadas, mesmo que sejam trabalhadores responsáveis e corretos.

Neste cenário, as pessoas decidem resolver seus problemas financeiros de três formas: utilizar cartões de crédito, fazer empréstimos ou simplesmente mudar de hábitos e se ajustar aos novos tempos de inflação absurda.

É fato que as duas primeiras opções não são muito seguras, e podem ocasionar em ainda mais dívidas. Sendo assim, a melhor maneira de lidar com a inflação é mudar os hábitos de vida e saber como economizar dinheiro em meio ao aumento da inflação.

Dicas de como economizar dinheiro em meio ao aumento da inflação

Como mencionado anteriormente, o maior problema da inflação é o fato dela subir cada vez mais, ao mesmo tempo que os salários mantêm-se estagnados, o que obriga todos os brasileiros a mudar muitos hábitos de vida para fazer a renda mensal durar durante todo o mês.

E pensando em ajudar com isso, neste artigo estão listadas algumas dicas de como economizar dinheiro em meio ao aumento da inflação que têm o poder de ajudar muitas pessoas a superar este momento difícil que o país está enfrentando.

Alimentação

A primeira grande dica relacionada a como economizar na alimentação, é evitar comer fora em restaurantes e em fast foods, por exemplo, o máximo que for possível. Prepare uma refeição gostosa em casa, e leve-a para almoçar no trabalho, assim você estará economizando em duas coisas: alimentação e combustível.

Outra coisa importante que pode ajudar a economizar é preparar uma lista para o mercado e segui-la à risca, a fim de comprar somente o que é realmente necessário. E claro, aproveitar ao máximo todas as ofertas que o supermercado oferece.

Além disso, buscar fazer suas compras em uma empresa de distribuição de alimentos que sempre coloca produtos em promoção e que possui preços mais baixos do que outras empresas, como é o caso da Silvestre Alimentos, por exemplo, também ajuda muito a fazer economias.

E a última dica de como economizar na alimentação, é procurar sempre substituir alimentos. Por exemplo, opte por comprar frutas, grãos, legumes e vegetais da estação, pois estes estarão bem mais baratos do que os outros.

Contas da casa

O primeiro grande truque para economizar nas contas da casa, é trocar todas as lâmpadas por lâmpadas de LED, pois estas são bem mais econômicas. Além disso, aproveite ao máximo a luz natural, abra portas, janelas, cortinas e aproveite toda a luz do Sol que puder.

Também é muito importante nunca esquecer de apagar todas as luzes e desligar todos os eletrodomésticos da tomada quando não estiver usando. Por menor que seja, há gasto, e no final do mês isso fará toda a diferença quando chegar a conta de energia elétrica.

Mas além de economizar na energia, é importante economizar também na conta de água. E para fazer isso da melhor maneira, é interessante acumular roupa para lavar e lavar tudo de uma única vez 1 vez por semana, do que lavar uma quantidade mínima de roupa várias vezes.

E claro que é importante falar sobre as louças e o banho. Nos dois casos, ensaboa primeiro, enxágue depois. Ou seja, no caso das louças, mantenha a torneira fechada enquanto as ensaboa. E no caso do chuveiro, mantenha-o fechado enquanto se ensaboa.

Além de economizar água, a força também é ainda mais economizada e todos esses hábitos são capazes de reduzir os gastos de uma casa de forma extremamente significativa.

Contas em geral

Quanto às demais contas, é importante sempre importante buscar aproveitar todas as ofertas que forem possíveis, além de ser muito importante pagar tudo em dia, para não acumular juros.

Mas mais importante ainda, é cortar todos os gastos desnecessários e comprar somente aquilo que é realmente essencial e importante para levar uma vida gratificante e que seja realmente boa e satisfatória.

Economizar é difícil, mas não impossível

Nem sempre é fácil economizar, mas com um bom planejamento financeiro e com foco nos principais objetivos do que é realmente importante, é possível saber como economizar dinheiro em meio ao aumento da inflação da melhor maneira possível.