Últimas Notícias

Como preparar um delicioso feijão-branco

Saiba como colocar o ingrediente de forma deliciosa na sua refeição.

Quem não ama um feijão-branco? Bem completo, com todos os ingredientes necessários, é muito bom. Mas nem todo mundo sabe fazer, então vamos te ensinar a preparar um feijão-branco de qualidade e delicioso. Pegue uma caneta e um papel para anotar os ingredientes que vai precisar comprar no supermercado. Vamos começar?

História do feijão-branco

Este tipo de feijão, tão conhecido pelos brasileiros, é originalmente conhecido como navy bean, que quer dizer “feijão da marinha”. Ele tem esse nome porque começou a ser comercializado pelos Estados Unidos, para ser um dos principais suprimentos usado pela marinha a partir do século XIX.

A produção original começou na Austrália, onde grande parte das tropas americanas estava instalada na Segunda Guerra Mundial. Eles precisavam de um alimento nutritivo e que pudesse ser transportado e produzido em larga escala. Essa foi a ideia do feijão-branco. Até hoje a cidade onde eles começaram a ser produzidos, Kingaroy, é conhecida como a Capital Australiana do Feijão Assado, nome usado pelos australianos para o produto.

Características do feijão-branco

Até hoje o feijão-branco é muito popular e faz parte da cultura de vários países, inclusive da brasileira. Ele é uma fonte de vitaminas, proteínas e antioxidantes. Além disso, é uma ótima opção de substituição proteica para vegetarianos e veganos.

Ele também possui fibras, que ajudam a reduzir a absorção de colesterol durante a digestão e é fonte de magnésio, muito importante para a saúde do coração.

Como preparar o feijão-branco?

Agora que já sabemos um pouco mais da história do alimento e suas características nutricionais, está na hora de saber como preparar um feijão-branco bem brasileiro e delicioso. Confira!

Lista de ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de feijão-branco;
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • 1 dente de alho picado;
  • ½ xícara (chá) de bacon picado;
  • ½ gomo de linguiça calabresa;
  • Alho, pimenta, cebola e sal a gosto.

Modo de preparo:

  1. comece aquecendo o óleo, com a cebola e o alho, até dourar;
  2. acrescente o bacon e a linguiça calabresa, para que eles fritem;
  3. coloque o feijão e cubra com água. Para essa quantidade de feijão-branco, colocamos, em média, um litro de água;
  4. deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até pegar pressão ou até que o feijão esteja macio;
  5. espere sair a pressão e abra a panela;
  6. misture bem e deixe tudo ferver por mais cinco minutos.

Combinações com o feijão-branco

Depois de pronto, basta servir o seu feijão-branco com tudo que tem direito. Mas, é claro, ele pode ficar ainda melhor se incorporado a outros pratos. Confira algumas das combinações possíveis para deixar o feijão-branco ainda mais gostoso.

Ao forno:

Depois de pronto, transfira o feijão-branco para um refratário e adicione mussarela por cima. Leve ao forno médio, por cerca de 10 minutos para gratinar. Sirva em seguida, bem quentinho e com o queijo ainda derretido.

Salada com frango:

Adicione pedaços de frango ao feijão-branco pronto e volte ao fogo médio por 10 minutos. Retire o caldo e acrescente azeite, pimentão, tomate e cebola. Refogue por mais cinco minutos. Finalize com sal e cheiro-verde. Distribua em taças e coloque na geladeira por cerca de quatro horas. Sirva em seguida.

Farofa de feijão-branco:

Em uma panela, frite um pouco de bacon até dourar. Adicione manteiga e cebola e deixe refogar. Após isso, acrescente o feijão e uma cenoura e deixe refogar novamente por cerca de dois minutos. Finalize juntando ovos e farinha, tempere com sal, pimenta e salsa a gosto. Sirva em seguida.