Conheça alguns dos principais modelos e as ocasiões ideais para usá-los.
Além de sua funcionalidade, os cintos são verdadeiras peças-chave na hora de finalizar e dar uma “levantada” nos looks. Muitas vezes, basta adicionar o acessório e voilà, você rapidamente transforma um outfit básico em uma produção moderna e estilosa.
O universo da moda sempre disponibilizou uma variedade gigantesca de tipos de cintos femininos para compor os mais diversos looks. Porém, quando pensamos nas versões masculinas do acessório, os modelos que vêm à mente são quase sempre os mesmos. Será que é isso mesmo? Quais as principais tendências? Quando usar cada tipo de cinto?
Continue acompanhando o texto para saber mais sobre o assunto e descobrir o que está em alta neste universo, tanto para homens como para mulheres.
Lisos com fivelas de todos os jeitos
O modelo mais visto nas vitrines mundo afora são os lisos com fivela. É muito comum encontrá-los em couro legítimo, mas há também muitas versões sintéticas, que entregam o mesmo efeito visual. Elas não têm a mesma durabilidade, porém, contam com a vantagem de serem mais baratas e não possuírem origem animal.
Para as mulheres, principalmente, esse estilo de cinto conta com uma enorme variedade de fivelas: redondas, quadradas, retangulares, ovais, em formato de coração, estrela e por aí vai.
Diferentes tipos de tecido
Apesar das versões unissex, esses modelos normalmente são muito mais utilizados pelos homens, em looks mais informais e despojados, com shorts e bermudas, por exemplo.
Esses modelos, que podem ser em lona, nylon, algodão, poliéster, entre outros, geralmente vêm em versões com fivelas normais ou de encaixe. Além disso, por conta do material, esses cintos contam com uma variedade maior de cores, podendo ter, inclusive, versões listradas com duas cores ou mais.
Em metal (os metal belts)
Já os cintos de metal, ou metal belts, são muito utilizados pelas mulheres, principalmente em produções mais chiques e formais. Eles têm o poder de conferir um ar de modernidade e sofisticação aos looks, aparecendo mais em versões de dourado e prata.
Feitos em camurça e geométricos
Além de lindos, os cintos em camurça também podem ajudar a conferir um ar mais sofisticado ao look, dependendo da combinação das peças. Os cintos nesse tipo de tecido surgem nos mais variados tamanhos e formas. Isso mesmo: formas.
As fivelas estão cada vez mais ousadas e nas versões de camurça não seria diferente. Uma tendência bastante recente, inclusive, são fivelas mais pontiagudas, em formatos geométricos.
Finos e versáteis na hora de compor
A vantagem dos cintos mais fininhos é que eles podem ser usados em muito mais tipos de looks e demandam menos cuidado na hora de combinar. Afinal, cintos muito largos têm mais probabilidade de alargar a silhueta e pesar a produção se usados da forma errada. Os cintos finos caem muito bem em produções mais românticas, para acinturar vestidos longos, por exemplo.
A famosa oncinha não sai de moda
Você já teve a sensação de que os cintos de oncinha nunca saíram de moda? Não é preciso ir longe para encontrar muitas mulheres usando eles por aí. O clássico do animal print é utilizado em diversas ocasiões: das mais informais, às mais sofisticadas. Usado com bom gosto e equilíbrio, um cinto de oncinha pode ser muito poderoso no resultado de uma produção.
Couro trançado para os homens
Mais um clássico da moda masculina, mas que continua sendo tendência: os cintos de couro trançado são perfeitos para usar com calça jeans ou de sarja. São considerados uma forma de sofisticar o look, mas, mesmo assim, podem ser usados nas mais diversas situações. Também existem em versões femininas, mas são muito mais vistos nas vitrines masculinas, geralmente em marrom e preto, em couro legítimo e sintético.