Últimas Notícias

Quais as responsabilidades do trabalhador com o profissional que trabalha em áreas de risco?

Se tem uma coisa necessária em uma empresa é a segurança de seus funcionários, ainda mais quando existem normas obrigatórias. Quando a situação envolve risco ainda maiores o peso aumenta.

Por esses motivos existe o Curso de NR 35 por exemplo, que ajudam no conhecimento das normas de segurança. Dessa forma, é mais fácil de achar treinamento de forma online, seguindo todas as exigências.

Quais  as responsabilidades do trabalhador com o profissional que trabalha em áreas de risco?

A segurança no trabalho faz parte das normas exigidas pelo Ministério do Trabalho. Sendo assim, o não cumprimento pode gerar problemas para a empresa, que pode ser multada, além de ter outras penalidades.

Cada ambiente de trabalho oferece áreas de risco diferentes das outras, dependendo do tamanho da empresa os locais de perigos podem ser maiores.

Independente de qualquer coisa, as responsabilidades são várias, ainda mais se os riscos forem ainda maiores do que geralmente é.

As responsabilidades envolvem manter a integridade física, saúde emocional para que o trabalhador possa ter uma boa qualidade de vida no trabalho.

O que é segurança do trabalho?
Existem um conjunto de normas que tem o objetivo de melhorar a segurança do profissional no ambiente de trabalho. Então, medidas de ações preventivas são estudadas e colocadas em prática.

Umas das maneiras que  a segurança no trabalho atua é prevenção de doenças ocupacionais, que ocorrem devido ao local.

Todas as medidas que uma empresa toma é para evitar grandes problemas que podem afetar muito a empresa no mercado. Cada ação evitará mais gastos, diminuirá as oportunidades de processos por irresponsabilidade.

Dessa forma, a empresa  cuida de funcionários debilitados, fazendo com que ele retorne para a sua função o mais breve. Tudo isso aumentará a produtividade da empresa.

As empresas utilizam profissionais habilitados para poderem analisar os riscos que podem haver no local e fazer com que eles não sejam um problema. Dessa forma, o caráter é preventivo.

Para que tudo isso funcione adequadamente é necessária uma boa equipe profissional para deixar tudo em dia. Ou seja, técnicos, cursados no superior como médicos, enfermeiros, psicólogos, etc…

Responsabilidade com o profissional da área de risco
Uma delas já foi até mencionada, sendo a de promover qualidade de vida aos funcionários. Dessa forma, problemas que envolvem dores no corpo, torções, pancadas são prevenidas.

Com essa responsabilidade profissional, será evitado problemas como funcionário ficar encostado por longo tempo, ou até de forma permanente.

Avalie o negócio onde você trabalha e analise as condições, depois de uma olhada nessa lista.

  • Definição de responsabilidades para a empresa, eliminando condições de trabalho que geram inseguranças no serviço
  • Redução de acidentes e doenças relacionadas às atividades do serviço, garantindo a integridade dos colaboradores
  • Certificação de que equipamentos de proteção individual (EPI) estão otimizados, realizando testes periódicos para análise de desempenho
  • Priorizar a saúde dos funcionários conscientizando-os sobre a necessidade da prevenção
  • Participação de comissões técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
  • Realização de cursos online, palestras, workshops e vários outros estilos de atividades educativas sobre boas práticas de segurança e redução de acidentes de trabalho
  • Andar conforme a legislação e os requisitos legais que fazem parte dela
  • Elaborar melhores condições de trabalho, visando a saúde física, mental e social de cada funcionário.

Essas são alguns dos objetivos que devem ser considerados e fará toda a diferença em sua vida na empresa.

Normas de NR 6
As Normas regulamentadoras (NR) são variadas, existem muitas, mas duas delas iremos falar aqui mais detalhadamente, para você conhecer melhor.

Entre vários temos as normas, vamos citar algumas aqui, assim você terá uma ideia de como é.

A Norma Regulamentadora 06 (Equipamento de Proteção Individual) tem o objetivo de deixar claro para o funcionário e para o empregador o seu papel na empresa. Sendo assim o local de serviço ficará seguro para todos que fazem parte do grupo.

Veja alguns pontos dessa norma:

Disponibilização do EPI: a empresa é obrigada por essa norma, independente do risco que oferecido no local de serviço, fornecer os equipamentos de forma gratuita.

Então deve se ofereça itens como: óculos, protetores faciais, máscaras de solda, protetores auditivos, respiradores purificadores, coletes refletivos, respiradores de adução, vestimentas e muito mais.

Treinamentos: aqui cabe aos responsáveis pela segurança do trabalho, devendo instruir todos os funcionários. Além de fornecer os EPIs, deve ser dado treinamento e explicar o uso de equipamentos do modo mais didático possível.

Fiscalização: é dever de toda a empresa fiscalizar os seus colaboradores, para ver se estão usando adequadamente os equipamentos. Todas essas medidas ajudarão a manter a conservação de equipamentos e a saúde dos funcionários.

Tudo isto é disponibilizado no treinamento NR 6 obrigatório para os trabalhadores.

Normas de NR 35

As normas NR 35 serão brevemente resumidas para você entender melhor como ela funciona.

  • Deve ser implementada todas as medidas de proteção de da norma
  • deve participar do cumprimento de medidas de empresa terceirizadas
  • criar maneiras do desenvolvimento da empresa  para que fique em alto nível
  • realizar análise de risco
  • ter uma avaliação de antemão do ambiente de trabalho, e tomar medidas em cima disso
  • permitir que as atividades aconteçam se concordar como as normas de proteção
  • a empresa tem a obrigação de suspender todas as atividades de trabalhos até solucionar algum risco identificado
  • supervisionar as atividades para ver ser alas estão na altura do que é exigido
  • os documentos das normas devem ser mantido

Além desses existem outros com relação às obrigações da empresa. Inclusive, os funcionários também devem cumprir algumas normas como:

  • Zelar pela segurança de todos
  • cumprir exigências legais e complementares
  • contribuir na implementação das exigências complementares da empresa
  • parar de exercer sua atividade quando detectar algum sinal de anormalidade, avisando a um superior sobre a situação.

Os motivos são variados, por isso, não cabem neste conteúdo, mas é certo que cada um desses critérios devem ser observados para o bom andamento do trabalho.

Últimas Considerações

Normas como essa são implementadas para serem seguidas à risca, colaborando um com os outros e melhorando o ambiente da empresa. As NR 6 e 35 foram criadas para melhor segurança no trabalho.

Cursos online sobre esse tipo de assunto tem muito, por isso, é importante que comece um agora mesmo.

Você gostou deste conteúdo, foi informativo para você? Temos muito mais aqui, em nossa plataforma, acesse agora mesmo. Se tiver alguma dúvida pode perguntar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.