Últimas Notícias

Fique por dentro dos tipos e estilos de pérolas

Saiba mais sobre essa pedra clássica e escolha a que mais combina com você!

Se você é uma pessoa que gosta de se vestir bem e vive antenada no universo fashion, sabe que algumas tendências vêm e vão, mas também ressurgem depois de algum tempo, visto que a moda é cíclica.

O mesmo acontece com a aclamada pérola, uma categoria de pedra preciosa clássica descoberta e utilizada há muito tempo pela humanidade. Utilizada como um adorno especial e valioso por muitos povos ao longo do tempo, ela sempre fez parte da história da moda.

A pérola está em alta também atualmente, fazendo parte de um leque de produtos como brincos e colares que estão na moda. Neste artigo, você vai ler sobre os tipos e formatos dessa preciosidade, assim, você vai saber qual a sua favorita na hora de adquirir uma.

Tipos de pérolas

Pérolas são objetos raros de serem encontrados no mundo — estima-se que a chance de encontrá-las na natureza é de uma em um milhão.

Por isso, além das pérolas naturais, produzidas pelo próprio molusco, mexilhão ou ostra, também existem as cultivadas, feitas por humanos, na qual a substância madrepérola é inserida no molusco para induzir a formação da pérola.

As pérolas podem ser de água salgada ou de água doce, e cada uma delas possui características que variam conforme o local onde foram encontradas, no caso das naturais, ou a maneira em que foram produzidas, no caso das cultivadas.

A categoria e a qualidade de cada uma é o que dita o seu valor. As naturais, por exemplo, costumam ter valor bastante elevado, visto que são difíceis de serem encontradas.

As cultivadas possuem preço menor do que as naturais, mas também necessitam de condições específicas e de um longo período de produção — cerca de três anos — para ficarem exatamente como devem.

Conheça a seguir alguns tipos de pérolas de água doce e de água salgada.

Pérolas de água doce

As pérolas de água doce são encontradas ou cultivadas em mexilhões de lagos e rios. Alguns tipos são:

Arroz e Freshwater

Tendo um formato mais fino e comprido, estas se parecem com um grão de arroz, sendo produzidas majoritariamente na China. Esse formato pode oferecer colares com um design mais minimalista e sofisticado.

Barrocas

As pérolas barrocas são conhecidas por não possuírem um formato definido pelo resultado do cultivo não bem-sucedido no processo de formação. Esféricas ou não, podem compor colares e brincos com muito estilo.

Pérolas de água salgada

As pérolas de água salgada são as encontradas ou cultivadas em ostras nos mares. Veja alguns tipos delas:

Akoya

Mesmo não sendo possível que a natureza ofereça pérolas perfeitamente esféricas, as Akoya são as que chegam mais perto disso. Elas são as tradicionais e clássicas pérolas redondinhas, com tamanho que pode chegar a 7 mm. Elas podem ser encontradas no Japão, na China, na Coreia e no Sri Lanka.

South Sea

Encontradas em regiões da Austrália, Filipinas e Indonésia, as pérolas de South Sea são conhecidas por terem um tamanho grande, as quais podem ter até 25 mm. Suas cores variam entre branco, dourado e prata, além de possuírem um aspecto especialmente lustroso.

Tahiti

As pérolas do Tahiti se destacam verdadeiramente quando se trata de cores. Muitas pessoas não sabem, mas as famosas pérolas negras e as de tons azuis, verdes e acinzentados dizem respeito a elas. Para quem deseja essas pedras com cores além do tradicional, com certeza é uma boa aposta.

Formatos e cores das pérolas

Os formatos e cores das pérolas variam de acordo com sua origem e cultivo. Elas podem ter formatos:

  • bem redondos e regulares;
  • quase bem redondo, mas são levemente achatadas;
  • ovais;
  • barrocas, na quais os formatos são diversos e irregulares.

Elas podem ser encontradas em diferentes cores, como branco, champanhe, rosa, dourado, cinza, rosa, azul, verde, além das pérolas negras.