Quando se trata de terceirização, as pessoas ainda possuem algumas dúvidas comuns, e as dúvidas aumentam ainda mais quando é sobre uma área específica, que é o caso da Tecnologia da Informação (TI).
Pois bem, a terceirização de TI é uma prática de negócios que surge no momento em que uma empresa procura otimizar o seu tempo para realizar atividades administrativas e outras funções do tipo.
Desse modo, podemos dizer que a empresa em questão contrata os serviços de uma companhia especializada em TI, que por sua vez, desempenhará as funções ligadas à área com excelência.
Esse tipo de contratação de serviços de terceiros pode acontecer tanto por empresas que já possuem um setor voltado para TI, quanto para as companhias que não possuem uma área ou equipe para essa parte.
Inclusive, no mercado brasileiro, não é difícil encontrar empresas que necessitam de uma mão de obra qualificada e especializada para resolver problemas que estão ligados ao setor tecnológico.
Parte das vezes, estas mesmas organizações ignoram essa necessidade, mesmo sabendo que estão perdendo números importantes para a evolução da companhia.
O terceirizado, ou fornecedor externo como também é conhecido, mantém o seu próprio time de colaboradores especializados nas tarefas diárias. Geralmente, o responsável também procura manter o sistema que já está habituado a mexer.
A terceirização dentro do mercado de TI
Dentro da área de TI, é possível utilizar a terceirização para desenvolver um suporte de TI, que prestará assistência para toda a infraestrutura tecnológica. Esses tipos de serviços em TI incluem o desempenho correto da organização de cabos, servidores e equipamentos.
Além da TI, a terceirização também é bastante comum com outras áreas. Por si só, a palavra terceirização costuma estar no vocabulário de pessoas físicas e jurídicas no Brasil.
Na prática, muitas empresas que trabalham com limpeza residencial ou escritório, segurança ou portaria, tendem a contratar terceirizados.
Voltando para a área em questão, a terceirização em TI é realizada por fornecedores de serviços especializados está se tornando cada vez mais comum no mercado de trabalho.
Há muitas pessoas que acham que a área de TI é voltada apenas para um nicho, que são empresas que trabalham unicamente com tecnologia. Entretanto, o TI está ao alcance de todos os tipos de companhias.
Atualmente no mundo dos negócios, a terceirização de TI tem a expectativa que a área possa crescer cada vez mais devido ao fato de que as empresas estão aumentando o seu foco no core business, e com isso, haverá uma liberdade para estudar novos negócios.
Todas as empresas possuem necessidades específicas que, através dos prestadores, serão desenvolvidas para terceirizar as atividades tecnológicas.
Por exemplo, uma empresa que trabalha com um escritório contábil, pode contratar uma contabilidade especializada em TI, para resolver questões relacionadas sobre a abertura de uma empresa, ou até mesmo, saber os lucros e despesas.
Dentre as carências de uma empresa, a mais comum é quando se assume todo o ambiente e infraestrutura. Trata-se de problemas comuns como:
- E-mails que não são enviados, e que também não conseguem receber;
- Internet e wi-fi;
- Computador lento;
- Banco de dados travado;
- Perda de dados.
No começo da terceirização, não era difícil encontrar pessoas que tinham a ideia de que os colaboradores internos tinham mais eficiência que os terceirizados. Com o fornecedor certo, os números alcançados podem ser ainda maiores do que os funcionários internos haviam conseguido.
Contudo, é importante que regras sejam criadas para manter um ambiente de trabalho produtivo e respeitoso. Os acordos de Nível de Serviço (SLAs, na sigla em inglês), devem ser aplicados para organizar a forma que as questões serão priorizadas.
Conheça as formas de atendimento da terceirização
Quando falamos sobre terceirização de TI, trata-se de um termo que abrange algumas definições mais específicas. Ao pensar em utilizar um suporte terceirizado, é importante estudar os recursos e processos oferecidos, por exemplo, as formas de atendimento.
Presencial
Como podemos imaginar, o técnico fica disponível fisicamente e exclusivamente para a empresa, como se fosse um funcionário interno da companhia.
A presença física é ideal para organizações que possuem estruturas maiores do que as comuns e que têm um número considerável de solicitações.
Pelo fato de estar presente regularmente no ambiente profissional, o terceirizado acaba conhecendo o sistema da empresa, e isso faz com que ele atenda com rapidez e qualidade até resolver os problemas mais complexos.
Remoto
Quando há problemas relacionados a software e infraestrutura, o atendimento remoto é o mais utilizado nesses casos. Resolver os problemas remotamente é a opção ideal para empresas de pequeno porte, devido à relação de eficiência e baixo custo.
De forma remota, uma empresa de terceirização de serviços em Pernambuco, por exemplo, consegue resolver problemas de uma pequena empresa apenas se conectando a uma rede de internet.
Como se não bastasse, pelo fato de ser remoto, atendimentos desse tipo tendem a ter um custo ainda mais baixo dos que são realizados presencialmente.
Na prática, quando uma impressora se recusa a funcionar, ou o e-mail está travando com frequência, o técnico especializado utiliza a internet para se conectar no dispositivo e, finalmente, resolver o problema.
Isso é bastante comum com empresas que buscam por uma organização que trabalha com locação de impressora multifuncional, ao alugar a impressora, não é raro de se ver os funcionários confusos com as configurações da impressora.
O suporte de TI entra justamente nessa parte, para resolver o problema e normalizar a produção.
Campo
Por fim, o suporte de campo é acionado apenas quando os demais atendimentos não conseguem resolver o problema.
Na prática, o suporte faz visitas periódicas em datas e horários marcados antecipadamente. Na maioria das vezes, faz parte do trabalho checar a organização dos cabos e substituir computadores ou impressoras que apresentam problemas impossíveis de resolver no local.
Motivos para apostar neste serviço
Agora, após contextualizar o papel da terceirização na área de TI, conseguimos citar alguns motivos que servirão para mostrar a necessidade de terceirizar a TI em sua empresa. Portanto, listamos 5 razões. Confira:
1 – Atendimento de profissionais capacitados
As empresas que trabalham com a disponibilização de profissionais da área de TI, costumam ter equipes multidisciplinares para atender seus respectivos clientes.
Se for uma empresa que busca estar entre as melhores, é comum que a empresa invista em treinamentos para manter seus colaboradores bem informados sobre as tendências do mercado tecnológico.
Terceirizar a sua TI também significa que você terá profissionais prontos para qualquer problema.
2 – Mais controle nas atividades
É fato que, no mundo dos negócios, ter um feedback dos serviços que estão sendo realizados é de suma importância para o crescimento da companhia.
Uma empresa especializada em terceirização de TI consegue disponibilizar relatórios importantes sobre a companhia como um todo, e seus softwares e equipamentos.
Dependendo do andamento que o relatório tiver, a companhia pode disponibilizar meios que servirão como um incentivo para que o quadro de funcionários fique mais engajado com as metas da empresa.
Um exemplo, a organização pode oferecer cursos online SP para os colaboradores. Coisas desse tipo, às vezes, só é possível perceber com relatório diários.
3 – Maior qualidade
Quando uma empresa contrata os serviços de uma companhia de terceirização, logo, essa mesma companhia terá o objetivo principal de oferecer o melhor atendimento, afinal, esse é o maior foco.
A organização também irá tratar de atender suas necessidades de manutenção de softwares, infraestrutura e equipamentos.
Um servidor dell poweredge, por exemplo, é um tipo de equipamento que somente profissionais capacitados da área conseguem lidar com os problemas comuns do computador.
Não resolver um problema desse tipo, pode afetar diretamente a produção da empresa.
4 – Otimização de tempo
É inegável que, quando se trata de negócios, possuir um tempo para resolver questões que afetam diretamente os resultados da empresa, pode ser um privilégio que acontece poucas vezes no mês.
No momento em que a empresa decide contratar serviços de terceiros, consequentemente a organização terá mais tempo para lidar com outras questões, e isso é uma grande vantagem e razão para terceirizar o setor de TI da sua empresa.
5 – Redução de custos
Por fim, mas longe de ser a menos importante da lista, é a terceirização de TI que traz consigo o benefício para as empresas uma redução significativa de custos.
Na prática, as empresas procuram inicialmente investir em bons profissionais e, obviamente, oferecer benefícios a equipe que está sendo montada.
Além desse investimento, há também treinamentos que são dados e, por último, os encargos trabalhistas do Brasil que, por sua vez, são extremamente altos.
A terceirização entra muito nessa parte de redução de custos, só pelo fato de não precisar manter uma equipe ou oferecer benefícios para os terceiros. O melhor disso tudo, é que a equipe ainda se compromete a oferecer o melhor serviço.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.