Últimas Notícias

Qual melhor bicicleta ergométrica: mecânica ou magnética?

Para te ajudar a escolher, vamos mostrar aqui tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua bicicleta, e depois, é só comparar!

Você está pensando em começar a cuidar da saúde e está em dúvida qual melhor bicicleta ergométrica mecânica ou magnética?

Na verdade, a bicicleta ideal é aquela que atende melhor às suas necessidades, seja ela mecânica, magnética, horizontal, vertical…

Além disso, é importante que a bicicleta seja confortável no momento de praticar os exercícios.

Para te ajudar a escolher, vamos mostrar aqui tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua bicicleta, e depois, é só comparar!

Quais os tipos de bicicleta ergométrica?

Antes de saber qual melhor bicicleta ergométrica mecânica ou magnética, vale a pena entender um pouco mais sobre os tipos de bicicleta ergométrica.

Separamos aqui os principais tipos:

  • Horizontal: embora mais pesada, é mais confortável, porque possui banco com encosto, o que não impacta as articulações do joelho e das costas;
  • Vertical: esse modelo se assemelha a uma bicicleta aro 29, sendo possível praticar desde exercícios leves a intensos;
  • Spinning: ideal para quem prefere treinos mais intensos, indicada para quem deseja perder peso.

Portanto, esses são os tipos de bicicleta ergométrica disponíveis no mercado, e agora é só escolher qual você se adapta melhor.

Qual melhor bicicleta ergométrica: mecânica ou magnética?

Agora vamos para a pergunta: qual melhor bicicleta ergométrica mecânica ou magnética?

Quando falamos em bicicleta ergométrica mecânica ou magnética, isso se refere à resistência, particularmente no momento de transição de intensidade.

Ou seja, na bicicleta ergométrica mecânica, você faz o ajuste da resistência através de uma cinta, e você controla a intensidade, deixando o pedal mais leve ou mais pesado.

Já nas bicicletas magnéticas, a intensidade é realizada por meio de força magnética, o que deixa a mudança de velocidade mais silenciosa.

Embora a bicicleta mecânica apresenta melhor custo benefício, é muito mais barulhenta que a bicicleta magnética, que quase não se percebe a mudança de intensidade.

Como escolher minha bicicleta ergométrica?

Você já conhece os tipos e a diferença entre bicicleta ergométrica mecânica e magnética, e o que mais deve levar em consideração?

Conforto
Se a bicicleta não for confortável, provavelmente você deixará de fazer os exercícios na primeira semana.

Por isso, o ideal é que o guidão e selim possam ser ajustados, pois isso evita que sobrecarregue algumas partes do corpo.

Por exemplo, um guidão que não está adaptado ao seu corpo, a tendência é você jogar o corpo para a frente e forçar mais os ombros e a coluna.

Com o tempo, é bem provável que comece a sentir dor e desconforto nos ombros, que pode se tornar algo crônico e necessitar uma consulta com ortopedista especialista em ombro e cotovelo.

Então, para evitar esse tipo de problema, veja se é possível ajustar o guidão e o selim.

Painel de controle
Alguns modelos contam com painel de controle que informa em tempo real os batimentos cardíacos, a distância percorrida, calorias perdidas, etc.

Essa é uma funcionalidade que ajuda a avaliar o nosso desempenho, e ao monitorar essas funções, você pode ir ajustando a intensidade dos treinos.

Modelo
Para quem tem problemas de coluna ou pessoas com mais idade, a bicicleta horizontal é a ideal, porém, ocupa mais espaço.

Quanto ao modelo vertical e spinning, apesar de parecidas, a spinning é um pouco mais inclinada, o que requer uma maior força e resistência física.

Objetivos
Um outro fator a considerar é quais são os seus objetivos com a bicicleta: é apenas para se exercitar, treinar mais intensamente ou perder peso?

Com base nessas informações, já é possível ir descartando alguns modelos.

Por exemplo, se você está iniciando, não existe razão para investir em uma bicicleta com dezenas de funcionalidades, e um modelo mais simples te atenderia perfeitamente.

Ou talvez você use a bicicleta como complemento da fisioterapia, com a finalidade de fortalecimento muscular e melhorar a flexibilidade.

Considerações finais

Portanto, avalie todos esses critérios e escolha a bicicleta que atenda a tudo o que você precisa! Essa é a bicicleta ideal para você!