Últimas Notícias

O que é necessário para montar uma marcenaria?

Você que já pensou algum dia em montar uma marcenaria certamente teve dúvidas sobre qual direção tomar, o primeiro passo. É muito importante pensar em como fazer isso da melhor forma, já que é o sucesso que espera de todo o seu investimento.

Mas, não há problemas em ainda não saber como fazer. Aqui neste artigo te falaremos de algumas dicas que farão com que você saiba exatamente como montar a sua marcenaria.

O início de um sonho

No início de algo novo sempre há muita energia e vontade de realizar o próprio sonho, porém, no meio disso há também muita confusão. Isso acontece porque depois que se percebeu um grande sonho, é o momento de organizar como fazer para que ele se realize da melhor forma.

Por isso, o primeiro passo é ter a consciência de que não basta só a força de vontade. O que precisa pensar antes de materializar o seu novo negócio é num planejamento muito bem feito e cheio de detalhes?

Há empresas na área de organização e novas ideias para lojas que são de grande ajuda para quem está começando em diversas áreas do mercado. A Dropshipping internacional é um ótimo exemplo disso que vale a pena consultar.

Como fazer um planejamento?

Um bom planejamento é, na verdade, uma espécie de mapa que a pessoa faz para si ou para sua empresa. Isso ajuda demais justamente porque sempre está disposto a nos lembrar dos nossos objetivos.

Num planejamento como esse é importante pensar na direção que se vai tomar. Ainda que no meio do caminho se mude um pouco o rumo, é bom ter planejado os detalhes, principalmente os recursos disponíveis, que vão permitir que o seu sonho se realize.

Os pontos que precisam conter nesse planejamento variam muito de acordo com cada tipo de negócio. Mas, em geral, algumas coisas que são comuns são, por exemplo, as possibilidades de captação de recursos, assim como a organização empresarial de acordo com a lei.

Vários desses pontos, e principalmente a logística e relação com o cliente, é muito simples de tomar conhecimento. Isso porque já existem empresas que estão há um tempo no mercado, como a Dropshipping é um exemplo delas, que possuem a missão de ajudar o negócio de outros. Por isso, vale a pena contar com sua experiência no mercado.

Como montar uma marcenaria?

Após fazer um belo projeto onde você irá considerar todos os detalhes, com certeza saberá muito bem o que fazer. O que precisa constar nele é um mapeamento de todas as suas necessidades. Mas, para isso, é preciso conhecer as partes de uma marcenaria, de modo que consiga deduzir suas futuras preocupações.

Então, aqui vão alguns detalhes que precisa pensar na montagem desse seu negócio:

  • Pense em toda a organização jurídica: é lógico que tudo precisa estar de acordo com a lei. Informe-se muito bem sobre como fazer isso, e caso se sentir muito perdido, procure uma ajuda junto a um escritório de contabilidade, por exemplo. Ele te ajudará nos detalhes burocráticos que geralmente são meio chatos;
  • Planeje um espaço: se já trabalhou em uma marcenaria, sabe bem que o espaço é algo muito importante. Para cada tipo de trabalho, um espaço adequado. E, no caso de uma marcenaria, precisa considerar que é necessário um espaço amplo, com algumas áreas grandes para armazenamento e manuseio de madeira, por exemplo. Então, coloque isso entre as suas prioridades;
  • Ferramentas: essa, com certeza, deve ser uma preocupação que deverá ter. Ela não precisa ser a primeira de suas preocupações, mas deve estar entre as mesmas. Pense o seguinte, que para garantir ao cliente a qualidade do seu produto, será preciso contar com o auxílio de boas ferramentas. Além disso, as ferramentas de um marceneiro são suas armas para um bom produto e, consequentemente, para o sucesso no próprio trabalho.

Dê o primeiro passo!

Para que o seu negócio tenha muito sucesso, o melhor a se fazer é respirar toda a atmosfera da sua área de atuação. Em outras palavras, faça com que o seu interesse pela área seja sempre mais crescente.

Veja, principalmente, quais são as novidades que o mercado está sugerindo. Pesquise o que outros estão fazendo na mesma área que você. Tenha em mente que não são rivais ou concorrentes, mas empresas que podem ajudar com sua experiência para quem está começando!