Últimas Notícias

10 melhores dicas para quem é um novo usuário de um Mac

Para quem está comprando seu primeiro computador Mac sempre há uma grande expectativa, tanto para os que já usavam outro sistema operacional como Windows ou se é o primeiro computador. Ainda mais em períodos onde tecnologia e profissionais do ramo estão aumentando cada vez mais.

Preparamos dicas para ajudar a deixar essa experiência ainda melhor e não acabar se frustrando por causa de dúvidas ou de processos que não conhece no dispositivo.

Saiba dicas de como começar a usar o seu Mac

  1. Aproveite o que tem no momento

Como toda tecnologia, sempre há novas versões e atualizações de softwares e hardware, isso pode gerar até uma certa ansiedade sobre isso. Se você tem um dispositivo e que supri suas necessidades isso é o que mais importa.

Pois, há grandes debates sobre tecnologia e modo que deixam os novos usuários confusos, tanto em canais de vídeos, no Reddit e outras comunidades.

  1. Tenha somente o necessário

Como a maioria dos dispositivos, vem alguns aplicativos e programas de série que a grande maioria dos usuários não irão usar. Assim, logo de início você deixa seu dispositivo limpo e com mais memória.

Há uma lista útil que a própria Apple fornece de aplicativos gratuitos. Muitas vezes são aplicativos pequenos e não seria necessário desinstalar. Alguns que podem ser removidos são por exemplo, GarageBand, iMovie, Keynote, Numbers e Pages.

Para excluir, vá em Aplicativos do menu localizado à esquerda e mova os aplicativos para lixeira.

  1. Use várias telas ao mesmo tempo

Há diversos programas e opções para de como dividir tela macbook. Você pode usar o Split View Mac que já vem integrado com seu Mac ou usar aplicativos como Mosaic, que possui outras funções além do que é oferecido pelo Slit View Mac.

Você pode combinar diversos aplicativos como sites, arquivos, emails e tudo o mais que estiver relacionado a um projeto ou tarefa em um local prático.

  1. Proteja arquivos com senhas

Quando se tem um dispositivo com esse prestígio, qualquer cuidado é pouco. Por isso você precisa de um gerenciador de senhas que seja confiável.

Uma ótima indicação gratuita e que já vem inclusa no Mac é o Keychain, fácil de usar, seguro e as informações ficam criptografadas.

  1. Faça menos limpeza em seu dispositivo

Para quem era um usuário do Windows, pode ter ocasionado algumas vezes a famosa Tela Azul. O sistema operacional do Mac é mais difícil de ocorrer.

A forma mais fácil de conseguir essa limpeza são com programas que fazem isso de forma mais fácil, como o Cleaner Pro.

  1. Tenha acessórios importantes

Com certeza o investimos com esses tipos de equipamentos são de alto valor. Porém, há alguns acessórios que são importantes tanto para o conforto quanto para a própria proteção do equipamento.

Para quem usa um MacBook, é sempre recomendável ter um Case de boa qualidade.

Para usuários do Mac Mini, pode ser mais confortável ter uma boa dupla de teclado e mouse.

Ter um Hub USB serve para qualquer tipo de dispositivo, nunca sabemos quando vamos precisar conectar mais um dispositivo.

E também ter uma mochila que tenha suporte para um notebook, o que garante mais proteção para o dispositivo.

  1. Desligue a função do Siri

A grande maioria dos usuários acabam não usando a função de “Ei, Siri”. Isso por causa que você sempre está tocando em seu dispositivo para fazer a interação, ainda mais para quem usa o iPhone ou Apple Watch por comando de voz.

Para desativar basta ir em Vá para Preferências do Sistema> Siri e desmarque Ouvir “Hey Siri”.

  1. Personalize a barra de menus

A barra de menus fica na parte superior da tela e sempre muda conforme o aplicativo que você está usando.

Isso pode deixar suas tarefas mais produtivas com esse atalho, onde na última opção é onde há um incrível recurso.

  1. Use o Safari

É comum as pessoas quererem usar o Chrome no Mac, o que também é uma ótima opção. Mas, para esse sistema operacional, pode ser muito interessante usar o Safari.

Há razões para isso, como uso da memória com uma performance melhor e aplicações do uso do Mac. E outro grande fator, é que o Safari foi criado pela própria Apple.

Ou seja, a comunicação é muito melhor. Além de poder compartilhar sites abertos entre diferentes tipos de dispositivos da Apple.

  1. Aprimore os atalhos de teclado

Algo para quem era um usuário de Windows e vai para o Mac, é que os atalhos são totalmente diferentes e isso pode ficar totalmente confuso em algumas operações.

Há como configurar os atalhos, mas o ideal é aprender a forma padrão, pois há vários tutoriais que mostram dicas de quais são os mais usados.

Os principais são atalhos para recortar/copiar/colar, e o acesso ao Spotlight, um recursos com diversas funcionalidades dentro dele, como achar programas, cálculos matemáticos e conversões de unidades.