Quando o assunto é bebida alcoólica existe uma enorme variedade de assuntos que podem ser abordados. Claro que álcool em excesso sempre pode fazer mal, mas quando essa bebida é vinho, o assunto é mais embaixo!
O vinho remete a um assunto complexo e longínquo, e é de fato. Existem diversos tipos de vinhos, com características, sabores e aromas distintos e dentro dos tipos e espécies existe uma enorme variedade.
No Brasil existem vinhos que fazem um sucesso maior, como tinto e rosé. Mas o vinho branco tem caído no gosto do brasileiro, e nos colocando numa posição de escolha complicada, entre precisar escolher o que está acostumado ou o que se tem vontade de experimentar.
Hoje vamos listar curiosidades sobre o vinho branco que podem mudar sua concepção sobre a bebida!
1 – Vinho branco também é de uva tinta
Pode não parecer, mas o vinho branco pode ser produzido através de uvas tintas.
A técnica do cuidado para que a casca da uva não entre no processo de produção, faz com que a bebida não tome a coloração da fruta.
Esses vinhos são conhecidos como “blanc de noir”. É comum receber esse modelo quando se é membro de um clube de vinhos especializado em apresentar opções variadas aos clientes.
2 – Vinhos brancos não têm vida longa
O vinho branco passa por um processo diferente dos demais. O envelhecimento do vinho branco pode resultar na piora dele. Levando em consideração que a conservação a longo prazo da bebida pode elevá-la a patamares mais admiráveis, com o vinho branco é completamente diferente.
É recomendável que o vinho branco seja consumido dentro de 1 ano após sua produção.
3 – Vinho branco “amarra” a boca
Sabe quando você dá um gole no vinho e ele deixa aquela sensação de secura?
Pois é, é muito comum passar por isso e se sentir desconfortável quando não se está acostumado com essas sensações.
Os vinhos tintos, em geral, são responsáveis por essa impressão, mas seria mentira dizer que os vinhos brancos são inocentes nesse quesito. Eles também podem (a depender da produção), gerar a sensação de “boca amarrada”.
4 – Harmonização
O vinho branco não segue determinadas regras. Os vinhos mais consumidos no Brasil possuem uma boa relação com carnes gordurosas, mas o vinho branco solicita a presença de comidas mais leves como queijos, molhos, peixes ou frutos do mar.
DICAS INICIANTES
Quando estamos iniciando no meio, é importante lembrar que nunca será possível produzir conteúdo sobre o assunto com tanta facilidade.
O tema é para apreciadores mais engajados, com certas exigências de conhecimento sobre as necessidades da área para que ela se mantenha efetiva. E de fato aqueles que se dedicam a conhecer detalhe por detalhe sobre este universo, estão dispostos a ajudar todos os que levam essa questão a ferro e fogo.