A maioria das pessoas já ouviu falar da “psicoterapia”, mas não tem um conceito preciso de como ela funciona na prática. Geralmente, a visão da terapia é formada a partir de filmes ou programas de televisão, mas a ida ao psicólogo ainda é cercada por mitos, preconceitos e crenças.
De forma geral, a psicoterapia tem o objetivo de permitir que os pacientes reconheçam sentimentos positivos e negativos, e quais gatilhos ou situações podem fazê-los se sentir bem, nervosos ou deprimidos. Isso lhes permite lidar com as dificuldades do dia a dia de uma forma mais positiva.
A psicoterapia pode ser conduzida por um psicólogo em um ambiente individual, familiar, de casal ou grupo, e pode ajudar tanto crianças quanto adultos, tanto no formato presencial quanto remoto.
Ela pode ajudá-la a lidar com emoções de problemas ou gatilhos, mesmo que não sejam traumáticos ou que alterem a vida.
As sessões de psicoterapia
Normalmente, as sessões de terapia ocorrem uma vez por semana, com duração de 50 minutos. A psicoterapia pode ser de curto prazo (algumas sessões) – para lidar com questões imediatas – assim como de longo prazo (meses ou anos) – para tratar questões antigas ou complexas.
Para que o tratamento seja efetivo, a pessoa precisa estar ativamente envolvida na psicoterapia, tendo total confiança no psicólogo para compartilhar sentimentos e pensamentos pessoais sensíveis ou dolorosos de forma totalmente honesta.
O benefício da terapia é que ela pode ajudar a pessoa a criar uma estratégia para lidar com vários tipos de dificuldades. Conversar com um psicólogo permite que você veja qualquer problema de um ângulo diferente.
Problemas tratados
Os problemas tratados por um psicólogo incluem dificuldades emocionais e sentimentais em lidar com a vida diária; amenizar o impacto de traumas, doenças médicas ou perdas, como a morte de um ente querido; além de transtornos mentais específicos, como depressão ou ansiedade.
A psicoterapia também ajuda em casos de baixa autoestima, brigas familiares ou dificuldades em relacionamentos. Muitas pessoas também procuram o psicólogo em busca de desenvolver uma maior inteligência emocional, aprender novas habilidades ou adotar técnicas de autocuidado para promover o bem-estar.
Existem vários tipos de psicoterapias, sendo a terapia cognitiva comportamental a mais comum, por promover alteração de modos de pensamentos e comportamentos não saudáveis. Nela, o paciente aprende habilidades de enfrentamento, distinguindo as situações que estão fora de seu controle, se concentrando em resolver apenas as coisas dentro de seu controle.
Benefícios da psicoterapia
Um dos principais benefícios da psicoterapia é dar aos clientes uma pessoa com quem conversar. Trabalhar com alguém pode ajudá-lo a encontrar uma nova maneira de analisar os problemas e ajudá-lo a encontrar uma solução.
Pesquisas mostram que a maioria das pessoas que recebem psicoterapia experimentam alívio dos sintomas e são mais capazes de lidar com os problemas da vida. Os benefícios também incluem menos incapacidade, menos problemas médicos e maior satisfação geral.
Se você está lutando com depressão, ansiedade, vícios, tristezas, TDAH ou qualquer outro problema pessoal, a psicoterapia pode ser uma ferramenta eficaz para ajudá-lo a lidar com a condição e obter uma melhor qualidade de vida. Não há problema em buscar ajuda!