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Pedrinhas com letras forma a sigla SEO

Tráfego Orgânico: o que é e como aumentar o do seu site

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Aumentar o tráfego orgânico para seu blog é importante para muitos empreendedores. Capturar leads, ganhar notoriedade e conseguir mais visitas dependem de um bom posicionamento no Google, como estar na primeira página, é importante para aumentar o tráfego e também as conversões.

Entretanto, obter tráfego orgânico para seu site pode ser uma tarefa longa e difícil, no início. Mesmo assim, os resultados valem a pena, pois são muito mais duradouros e independente da verba de campanha.

Ao contrário do tráfego orgânico, o tráfego pago é instantâneo e preciso realizar os pagamentos. Esses resultados orgânicos estão se tornando mais eficazes, apesar de levar mais tempo do que o tráfego pago.

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas como alternativas às soluções pagas no marketing digital.

Empreendedores conscientes do orçamento podem usar esses recursos para melhorar o desempenho de um blog e o tráfego orgânico.

O Google tem quase tudo o que você poderia pensar em pesquisar ou conhecer. Ter um site que recebe muitas visitas orgânicas significa que você tem credibilidade, autoridade de mercado e seu público confia e gosta de você. Seu site precisa ter conteúdo bom e de alto nível.

O ambiente digital está cada vez mais competitivo, portanto saiba mais sobre tráfego orgânico neste conteúdo.

Veja também: Dicas para aumentar o tráfego no blog da empresa.

Afinal, o que é tráfego orgânico?

Ao pesquisar uma palavra-chave específica, você poderá ver que existem sites melhores posicionados que o outro.

De acordo com uma agência de SEO, quando você pesquisa algo específico, como “estratégias de SEO”, o Google mostra todas as páginas que considera relevantes para sua pesquisa. Esta é a sua palavra-chave.

Sites que aparecem nas primeiras posições em uma página de resultados de mecanismos de pesquisa geralmente têm um bom SEO e, por isso, recebem mais cliques orgânicos.

Qual a importância do tráfego orgânico?

Ter tráfego orgânico ajuda seu blog a ficar visível, e por consequência, gerar mais oportunidades para seu negócio.

As empresas investem em tráfego orgânico porque não exige uma verba considerável de investimento direto. Técnicas de SEO são utilizadas para garantir o tráfego, tornando-se o maior atrativo para as empresas investirem em tráfego orgânico.

Conteúdo de qualidade é outro fator-chave que os mecanismos de pesquisa analisam. Os mecanismos de pesquisa apreciam postagens de blog bem escritas que esclarecem conceitos para o leitor ou ensinam o que ele está procurando.

Ao fazer esses materiais, o Google vê que seu blog é uma autoridade no assunto e provavelmente terá uma classificação alta nos primeiros lugares.

Qual é melhor: tráfego orgânico ou pago?

Você investe dinheiro para trazer visitantes ao seu site usando tráfego pago. O nome explica tudo.

Os exemplos mais clássicos de tráfego pago são anúncios no Facebook e Instagram, e links patrocinados pelo Google Ads.

Resultados rápidos estão disponíveis com essas opções e são mais imediatos.

Muitas pessoas, ao começarem a trabalhar no universo do marketing digital, fazem essa pergunta.

Não é preciso escolher entre eles. Ambas as técnicas devem ser trabalhadas em conjunto.

O tráfego orgânico lhe dará consistência a longo prazo. As pessoas que visitam sua empresa por causa do tráfego orgânico são mais propensas a comprar seu produto ou serviço, e é por isso que o tráfego orgânico é tão importante.

Se você está começando um novo negócio, o tráfego pago pode ser uma boa opção para investir.

Ao chamar a atenção das pessoas para o seu negócio e começar a construir relacionamentos sólidos, você pode estabelecer uma conexão de longo prazo com seu público. 

Conclusão

Construir um relacionamento forte com seu público é o maior e principal motivo para começar a investir em tráfego orgânico.

Entretanto, planejar as duas estratégias de tráfego em conjunto é perfeitamente adequado, como dissemos acima.

Investir em tráfego orgânico aumenta o engajamento do público a longo prazo e fortalece o relacionamento entre o site e seus espectadores.

À medida que sua empresa ganha credibilidade e autoridade, mais pessoas o procuram em busca de uma solução para seus problemas.

Você não pode escrever um conteúdo uma vez e pensar que seu site terá mais tráfego orgânico. Você precisa continuar escrevendo conteúdo de qualidade regularmente.

Conquistar a confiança do Google e de seus usuários leva muito tempo e produção constante. Requer planejamento editorial e boa consistência.