Últimas Notícias

Como deixar o piso de cimento queimado liso

Não há como negar que o cimento queimado acaba conferindo um resultado muito bonito e diferenciado em qualquer estrutura.

Mas, ainda que seja de uma beleza inegável, também não há como deixar de falar do fato de que, com o tempo, o aspecto desse tipo de piso pode se degradar.

Em vista disso, as pessoas tendem a se perguntar sobre como fazer a manutenção ou mesmo como deixar o piso de cimento queimado liso.

Isso acontece também porque, com o tempo, acaba sendo normal que a estrutura tenha algumas irregularidades, em especial se for um local que tenha um grande fluxo de pessoas.

Sendo assim, é interessante saber como deixar o piso de cimento queimado liso, até mesmo para que se mantenha o aspecto bonito.

Hoje em dia, o piso de cimento queimado é uma das opções mais comuns em várias reformas. E isso acontece devido ao fato de ser mais prático, resistente e econômico.

Ademais, esse é um tipo de revestimento ideal para quem quer trazer um ar rústico, que encanta muitas pessoas e ainda tem a vantagem de pode ser feito em várias colorações.

Mas, ainda que tenha todas essas funções, é preciso ter alguns cuidados, bem como saber como deixar o piso de cimento queimado liso. E é sobre isso que falaremos através deste artigo. Confira!

O que é piso de cimento queimado?

Antes de falarmos sobre como deixar o piso de cimento queimado liso, você de fato entende do que se trata?

Em suma, a opção de piso queimado nada mais é que uma excelente alternativa para quem está com o orçamento um pouco apertado, mas quer terminar a obra.

E isso acontece devido ao fato de que o cimento queimado é feito, basicamente, de argamassa e areia. Mas, além de não ter um valor tão elevado, confere um visual bem bonito.

Além disso, não há como deixar de falar que o piso de cimento queimado é bem versátil, haja vista que ele está disponível em diversas cores.

De fato, é muito mais comum ver esse tipo de piso no tom cinza, mas esse é um acabamento bem versátil, disponível nas seguintes cores:

  • Branco;
  • Cinza;
  • Vermelho;
  • Preto.

Ou seja, a opção de piso de cimento queimado acaba sendo uma forma barata e que permite seguir as tendências de cores. Não é à toa que cada vez mais os decoradores vêm indicando essa alternativa.

No entanto, quem opta por essa alternativa deve saber como deixar o piso de cimento queimado liso, haja vista que ele requer esse tipo de manutenção.

E, ainda na linha de tendências, não há como deixar de falar que esse tipo de revestimento vai muito bem com pastilhas, carpetes, madeiras, cerâmicas e vários outros.

Outra coisa que faz com que esse piso se torne uma boa opção, diz respeito ao fato de ser um modelo mais rústico.

Então, se você quer inserir esse aspecto em seu espaço, com certeza é uma ótima alternativa. Além disso, o piso tem uma ótima durabilidade.

Diferente de outros, o piso de cimento queimado não mancha com tanta facilidade, basta fazer a limpeza da forma correta.

Como deixar o piso de cimento queimado liso?

Como dito acima, o piso de cimento queimado é muito resistente com ótima durabilidade. Mas, com o tempo, será necessário realizar uma manutenção.

É verdade que isso pode demorar um certo tempo, mas no caso de haver um grande fluxo de pessoas, o tempo é reduzido.

Certo, mas como deixar o piso de cimento queimado liso? Para tal, é necessário ter uma alisadora de concreto.

Como o próprio nome já indica, o intuito desse equipamento é deixar o piso mais liso, uniforme, sem irregularidades.

No entanto, o ideal é que você contrate um profissional que consiga realizar esse serviço, até mesmo para ter a garantia de obter todos os benefícios desse trabalho.

Como limpar piso de cimento queimado?

Agora que você já sabe como deixar o piso de cimento queimado liso, é importante também entender como mantê-lo limpo.

Ainda que seja um piso mais em conta e que não tenha tantos detalhes, a verdade é que você deve evitar usar produtos abrasivos durante a limpeza, até mesmo para evitar danos e riscos.

O ideal é que você comece removendo a sujeira mais pesada, como poeiras, cabelos, folhas, etc. Faça isso com uma vassoura ou aspirador de pó.

Faça isso sem arrastar o bocal na extensão do piso ou usar vassoura de cerdas macias, para não riscar tanto.

Em um balde, misture água morna e algumas gotas de detergente neutro. Em seguida, umedeça um pano limpo e passe sobre todo o piso de cimento queimado.

Assim que terminar, passe outro pano seco por toda a extensão. O ideal é nunca deixar o piso molhado, pois isso pode fazer com que a poeira volte a grudar nele, mantendo o aspecto sujo.

Como retirar manchas do piso de cimento queimado?

É possível encontrar alguns produtos específicos em mercados para esse tipo de piso, mas também existe a opção caseira, que também pode ser uma boa alternativa.

Basta aplicar um pouco de vinagre bem acima da mancha e esfregar até sair. Depois, jogue água, para remover todo o excesso, e enxugue bem.

Caso seja uma mancha um pouco mais difícil de tirar, há pessoas que optam por lixar o cimento até que a mancha saia.

No entanto, saiba que essa atitude pode danificar o nivelamento do seu piso e, por mais que você saiba como deixar o piso de cimento queimado liso, o ideal é não tomar ações que possam prejudicar a estrutura.

Como dar brilho no piso de cimento queimado?

Além de limpar, com certeza você também quer manter o brilho, certo? Ao encerá-lo, você pode usar uma cera em pasta de alto brilho e uma enceradeira.

Agora, para fazer a manutenção desse brilho, a dica é aplicar cera líquida uma vez ao mês nos ambientes de maior circulação.

Para locais sem tanto fluxo de pessoas e que o brilho não saia com tanta facilidade, a aplicação pode ser em períodos mais espaçados.

No entanto, como se trata de um piso poroso, o ideal é impermeabilizá-lo logo depois da obra. Todas essas dicas também servem para a parede de cimento queimada.