Últimas Notícias

Por onde começar a carreira de fotógrafo?

Se você gosta da fotografia como um hobby e decidiu que finalmente está pronto para dar o salto e fazê-lo como seu trabalho em tempo integral, há muitas coisas a serem observadas antes de começar a trabalhar com foto profissional.

A fotografia como hobby pode ser uma ótima maneira de ganhar algum dinheiro extra aqui e ali. Porém, há muito mais se você realmente quiser configurá-lo como seu negócio em tempo integral sem a rede de segurança de outro emprego em segundo plano.

Embora a ideia de dar esse passo possa ser animadora, é importante estar ciente de alguns passos simples para transformar seu hobby em um trabalho integral.

Afinal, estamos falando de uma profissão que pode cobrir todas as suas contas mensais e criar o estilo de vida que você sempre sonhou, desde que exista um bom planejamento para conseguir isso.

Continue a leitura e confira algumas dicas que podem te ajudar a começar a carreira na área de fotografia!

Dicas para começar a carreira na área da fotografia

Aqui estão nossas principais dicas para transformar seu hobby de fotografia em um negócio lucrativo.

1. Encontre seu nicho

Seja você um fotógrafo de paisagens, um fotógrafo de casamentos ou um especialista em retratos, seja claro sobre o que você está oferecendo e em que tipo de fotografia você se especializa.

Ter um gênero definido ajudará a solidificar sua marca e permitirá que você concentre sua energia em desenvolver seu estilo e marketing para o público certo.

Você também pode considerar incorporar seu nicho de fotografia ao nome da sua marca, para que os clientes em potencial possam ver rapidamente quem você é e o que faz.

2. Construa um portfólio

Sem um portfólio, ninguém saberá o que você pode fazer. Portanto, antes de tentar transformar seu hobby de fotografia em um negócio, é importante  construir seu portfólio e começar a trabalhar em imagens que reflitam o estilo de fotos que você deseja fazer regularmente.

Seu portfólio será um dos seus principais pontos de venda, portanto, certifique-se de usar suas melhores imagens no estilo em que você quer se especializar.

Envolva alguns assuntos para ajudá-lo a configurar algumas fotos. Se você ainda não as tiver em seu portfólio existente e certifique-se de ter todo o equipamento necessário para criar um portfólio de imagens que realmente mostre seu talento.

3. Defina seus preços

Não há nada mais antiprofissional do que um fotógrafo que não tem uma tabela de preços. Então, se você vai deixar de ser um fotógrafo de hobby para um negócio, certifique-se de listar seus preços e delinear claramente o que está incluído em seus vários pacotes.

Aproveite o tempo para calcular os custos de seus serviços e garantir que você esteja no mesmo nível de outros fotógrafos em seu nicho e área local.

4. Crie alguns materiais de marketing e branding

Se você ainda não o fez, precisará de um nome comercial e também de alguns materiais de marketing e branding. Isso pode ser tão simples quanto ter um logotipo, um cartão de visita e um panfleto digital para iniciar seu negócio.

Também é uma boa ideia criar um site de negócios de fotografia e uma página de negócios no Facebook para que seus clientes possam revisar seu portfólio e serviços a qualquer momento.

Confira o Wix ou uma plataforma de construção de sites semelhante. Essa é uma maneira perfeita de clientes em potencial revisarem algum marketing visual antes de entrarem em contato com você.

6. Obtenha referências e depoimentos

Clientes em potencial costumam usar depoimentos quando estão tentando tomar uma decisão sobre contratar um fotógrafo. Portanto, certifique-se de pedir a todos os clientes anteriores (que ficaram satisfeitos com seu trabalho) para que escrevam um pequeno depoimento que você pode incluir em seu portfólio, redes sociais e site.

Configure um sistema de e-mail via Survey Monkey ou envie um e-mail com um questionário para criá-los e usá-los em seu marketing.

Caso ainda não tenha clientes, realizei trabalhos para pessoas conhecidas e peça para que elas deem sua opinião sincera.

Conclusão

Muitas pessoas têm a fotografia como hobby, mas poucas realmente decidem que irão seguir como profissionais nessa área.

Portanto, se você realmente quer trabalhar com fotografia profissional e construir uma carreira de sucesso, coloque nossas dicas em prática e mantenha o foco! Quanto mais você estudar e desenvolver suas habilidades, maior poderá ser o seu crescimento!