Últimas Notícias
Leandro Heringer

Coluna de Leandro Heringer – Compromisso com a história

As tradições mineiras fazem parte do orgulho cultural de um povo. Minas Gerais é um estado diferenciado no país. Presente em diversos momentos marcantes da história do Brasil, decisivas em processos eleitorais, capaz de apresentar múltiplas realidades nacionais em seu território, a terra das alterosas olha além das montanhas.

Ao longo de seus quase 304 anos, Minas Gerais mostra-se capaz de dialogar e superar desafios. Reinventar-se até mesmo após desastres recentes, como os ocorridos em Mariana e Brumadinho, e uma pandemia demonstram a resiliência do povo mineiro.

A adesão ao Regime de Recuperação Fiscal aumentará a dívida do Estado com a União. Ao final de 9 anos, segundo cálculos apresentados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ao invés de diminuir a dívida aumentará. Ultrapassará 200 bilhões de reais.

Como isso afetará a população? De vários modos. Segundo dados apresentados no plenário do legislativo mineiro, cerca de 500 dos 853 municípios mineiros são diretamente impactados pelos vencimentos dos servidores públicos. Esses profissionais ficarão 9 anos sem aumento.

Outro fator é o comprometimento da qualidade do serviço público prestado, uma vez que bons profissionais podem deixar a administração pública. Professores, médicos, gestores podem ter que escolher entre a estabilidade e a realidade econômica. Após os 9 anos, também pode haver necessidade de novas restrições.

Nada garante que a realidade vá ser melhor com o Regime de Recuperação Fiscal nos moldes atuais. No Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro a experiência não foi exitosa. O discurso de uma solução simples para problemas complexos pode ser de fácil entendimento. Mas, é falso.

Como apresentado em outras reflexões neste nobre espaço, a situação da economia nacional e mineira carece de análise profunda e de inovações em vários aspectos. Fazer mais do mesmo é somente a repetição da expectativa do mesmo resultado. Minas são muitas. E é única. Já os desafios são muitos. Os discursos não mudam a realidade, mas podem escondê-la. Mais um momento marcante para a história mineira e nacional está próximo. Olhar para além das montanhas é, novamente, preciso. Compromisso com a história já construída e a construir.

Leandro Heringer