Últimas Notícias

Como funcionam os leilões de carros recuperados?

Os leilões são uma ótima forma de se adquirir um bem, e o valor a ser pago pode sair abaixo da tabela. Além disso, a lista de produtos disponíveis é bastante diversificada, desde celulares até automóveis.

No setor automobilístico, uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço são os leilões de carros recuperados. Esse tipo pode se tornar uma boa oportunidade para adquirir um carro.E você, sabe como esses leilões funcionam? Não? Então vem comigo!

O que significa leilões de carros recuperados?

Um leilão de veículos funciona basicamente como a maioria: tem-se o lote de mercadorias, com valor mínimo pré-estabelecido, e aquele que paga o maior valor arrematado. Sendo assim, a modalidade de veículos é muito útil a quem deseja adquirir um automóvel ou mesmo conseguir fazer uma troca com o veículo.

Quanto aos leilões de carros recuperados, a ideia é basicamente a mesma. Mas é preciso que você se atente a um detalhe muito importante. Após arrematar um determinado veículo, não existe possibilidade de cancelar. Isso significa que, caso a pessoa que comprou o lote não pague corretamente, sua inscrição futura em outros leilões de carros recuperados fica bloqueada por prazo indeterminado.

Como funciona esse tipo de leilão?

A princípio, saiba que existem dois tipos de leilões de carros recuperados. O primeiro deles é feito através das financeiras. Um carro recuperado é aquele que foi financiado por uma instituição, mas do qual o comprador não arcou com os pagamentos em dia. Esses veículos então são postos a leilão por valores abaixo da tabela de mercado.

O segundo tipo é aquele que conta com a organização dos órgãos públicos. O Detran, por exemplo, realiza muitos leilões nessa modalidade. Esses veículos são resultados de apreensão pela falta de pagamento de alguma licença obrigatória ou podem ser veículos apreendidos em uma blitz.

Leilões de carros recuperados: Como funciona o pagamento?

Todas as informações que se referem à forma de pagamento a ser utilizada se encontram nos editais específicos de cada evento. Por isso, é sempre bom dar uma lida com bastante atenção no edital antes de decidir participar de algum leilão.

Após um dos participantes receber a notificação indicando que seu lance foi o vencedor, essa pessoa, geralmente, tem até 24 horas para efetuar o pagamento do veículo arrematado. Os boletos ou vias judiciais são os métodos mais comuns. Desse modo, cabe ao leiloeiro expedir e enviar esses documentos ao vencedor. Os prazos para seguir são os previstos no edital.

Hoje em dia, em referência a métodos de pagamento, existe uma maior participação dos bancos, oferecendo serviços que visam auxiliar as pessoas a pagarem por algum bem adquirido por meio de leilão. Inclusive, abre-se a possibilidade de se obter financiamento bancário para saldar o pagamento.

Vale a pena comprar carros recuperados em leilão?

Para responder essa pergunta, é preciso que você esteja atento a alguns pontos bem importantes, para evitar cair em ciladas.

Os leilões de veículos existem há bastante tempo no Brasil, e são totalmente seguros para participar. Porém, você deve ficar atento ao histórico e reputação da empresa ou entidade responsável por conduzir o processo.

Através dos órgãos de registros responsáveis pelo setor, é possível conferir todos os dados sobre qualquer entidade regularizada que se propõe fazer a realização de leilões. Siga a seguinte regra: quanto mais informações encontrar, maior é a segurança.

Outro fator para realmente fazer valer a pena a participação em leilões de carros recuperados é se planejar bem financeiramente. Tenha em mãos todos os dados sobre o veículo que gostaria de arrematar, faça sua análise e decida se realmente vale a pena pagar pelo produto.

Se possível, confira de perto as características e o estado do automóvel que você pretende comprar, calculando os produtos necessários para consertar ou limpar o veículo. Seguindo essas dicas, é bem provável que você consiga se dar bem e fazer ótimos negócios.

Agora que você sabe como leilões de carros recuperados funcionam, compartilhe este artigo com amigos e conhecidos!