Últimas Notícias

Quem foram os campeões dos principais estaduais de 2023?

Com a temporada do futebol brasileiro chegando ao fim, muitos clubes começam a olhar para trás e ver o que foi construído (ou desconstruído) ao longo dos meses. Uma pequena parcela dos times têm o “privilégio” de ver o início da caminhada com um título – muitas vezes, o pé inicial para um bom ano. Mas, afinal de contas, você lembra quem foram os campeões estaduais de 2023?

Para a grande maioria dos times da Série A, os campeonatos estaduais são vistos como os “patinhos feios” da temporada. Competições que não têm “tanta importância”, visto que se limitam aos adversários do estado – algo que, na grande maioria das vezes, costuma ser bastante desbalanceado.

Ainda assim, muitos clubes brasileiros encaram o campeonato estadual como algo extremamente importante. Os times que disputam divisões inferiores do nacional (Série B, C e D), por exemplo, enxergam essa competição como uma das poucas oportunidades de se levantar um título na temporada.

Além disso, com a mudança de regras para a classificação da Copa do Brasil do próximo ano, os estaduais passaram a ter mais importância. Isso porque não há mais ranking de classificação. Sendo assim, o título e vice-campeonato do estadual são duas das poucas formas de acessar o torneio, que se apresenta como um dos mais rentáveis financeiramente para os clubes.

Dito isso, relembre quem foram os campeões dos principais estaduais de 2023:

Campeonato Carioca

O Campeonato Carioca de 2023 terminou com o Fluminense como campeão. Sem sombra de dúvidas, foi uma das finais de estaduais mais interessantes deste ano, pela competitividade dos dois jogos e, também, por ter marcado o início de uma boa trajetória do Tricolor das Laranjeiras neste ano.

Fluminense e Flamengo chegaram à final da competição. Os dois jogos foram disputados no Maracanã. No primeiro, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0. No segundo, o Tricolor das Laranjeiras conseguiu reverter a vantagem, venceu por 4 a 1 e conquistou o título – o primeiro da carreira de Fernando Diniz como técnico.

Campeonato Paulista

No Campeonato Paulista de 2023, o futebol presenciou uma das maiores surpresas dos estaduais nos últimos anos. Depois de anos de finais disputadas entre os quatro grandes de São Paulo, a competição teve um participante inédito na decisão: o Água Santa, que encarou o Palmeiras no último jogo.

Se não bastasse a surpresa do Água Santa ter chegado à final, maior ainda foi a do clube ter vencido o Palmeiras no primeiro jogo. O time do interior paulista bateu o Verdão por 2 a 1 na partida de ida, mas acabou sendo derrotado por 4 a 0 na volta. Com isso, o time palestrino se tornou mais uma vez campeão estadual.

Campeonato Gaúcho

Outra surpresa dos campeonatos estaduais de 2023 ocorreu no Gauchão. A competição, que majoritariamente é decidida entre Internacional e Grêmio, não contou com a presença do Colorado na final deste ano. Isso porque o time de Mano Menezes acabou caindo nas semifinais, para o Caxias.

A final do Campeonato Gaúcho de 2023 foi disputada entre Caixas e Grêmio. E engana-se quem pensa que foram jogos fáceis. O primeiro jogo, disputado em Caxias do Sul, terminou empatado em 1 a 1. Na volta, o Tricolor Gaúcho venceu por 1 a 0 com um gol de pênalti de Luis Suarez.

Campeonato Mineiro

O Campeonato Mineiro de 2023 também não foi decidido pelo maior clássico de Minas Gerais, mas ainda assim envolveu dois grandes clubes. Atlético Mineiro e América Mineiro disputaram a final da competição, sendo que o Cruzeiro (que nos últimos anos vem amargando dificuldades no futebol), caiu nas semifinais.

A Raposa foi eliminada justamente pelo América Mineiro. O Galo, por sua vez, venceu os dois jogos da final. O primeiro, bateu o Coelho por 3 a 2 em um jogo bastante complicado. No segundo, venceu com um pouco mais de tranquilidade: 2 a 0 e mais um título estadual na sala de troféus.

Campeonato Paranaense

Coritiba e Athletico Paranaense são inegavelmente os dois maiores times do Paraná. No entanto, no Campeonato Paranaense de 2023, apenas um deles chegou à grande decisão. O outro, inclusive, caiu bem antes do planejado – ficando de fora da final.

A final do Campeonato Paranaense de 2023 foi disputada entre Athletico Paranaense e Cascavel. O Coritiba, um dos principais times do estado, foi eliminado justamente pelo Cascavel – lá nas quartas de final.

Apesar da diferença gritante de história entre o Furacão e o Cascavel, foram dois jogos extremamente difíceis. No primeiro, o Athletico Paranaense venceu pelo placar de 2 a 1 – de virada e com um gol nos minutos finais da prorrogação do segundo tempo. No segundo, a partida terminou empatada em 0 a 0.

Campeonato Catarinense

O Campeonato Catarinense costuma ser uma das competições estaduais com o maior rodízio de campeões. Afinal de contas, existem pelo menos quatro times com nível bastante semelhante (em termos históricos, pelo menos), com outros quase sempre surpreendendo na tabela.

Em 2023, a final do Catarinense foi disputada entre Brusque e Criciúma. A equipe do norte de Santa Catarina buscava o bicampeonato do estadual, enquanto o Tigre perseguia um título que não conquistava há exatos dez anos.

Na final: dois jogos, duas vitórias do Criciúma. O Tigre venceu ambos os jogos pelo placar de 1 a 0, tanto dentro quanto fora de casa, e se consagrou campeão depois de uma década sem vencer títulos profissionais.

Campeonato Baiano

O Campeonato Baiano de 2023 foi conquistado pelo clube do estado que, nos últimos anos, vem em melhor fase. O Bahia foi campeão em um campeonato pouco comum.

Isso porque o Vitória, que normalmente chega às grandes decisões do estado, caiu ainda na primeira fase. Com isso, o Bahia disputou a final contra a Jacuipense. Empatou o primeiro jogo em 1 a 1 e venceu o segundo por 3 a 0.

Campeonato Cearense

O Campeonato Cearense de 2023 foi um dos poucos estaduais que de fato teve a sua disputa marcada pelos dois maiores do estado. Ceará e Fortaleza, clubes que vivem momentos opostos em nível nacional, fizeram a grande final.

O Ceará, em 2023, disputou a segunda divisão. Já o Fortaleza, na Série A do Brasileirão. O primeiro jogo terminou empatado em 2 a 2, enquanto o segundo foi vencido pelo Leão pelo placar de 2 a 1.