Últimas Notícias

7 dicas de como estudar para concursos e aumentar as chances de aprovação

Estudar para concursos é algo bastante desafiador. Afinal, as questões são complexas, a concorrência é acirrada e há muito em jogo, isto é, o seu futuro na carreira pública.

Como você sabe, os concursos públicos representam uma porta de entrada para estabilidade profissional e realização de sonhos. No entanto, a disputa exige não apenas dedicação, mas também estratégia.

Pensando nisso, hoje trouxemos diversas estratégias para estudar de forma eficaz, desde o início da preparação até a revisão, destacando a importância de um planejamento sólido e métodos comprovadamente eficientes.

Sendo assim, não deixe de ler até o final para não perder nada importante.

Como estudar para concursos e aumentar as chances de aprovação

Como dissemos antes, a preparação para os concursos não é fácil. Isso porque ela envolve não só a parte acadêmica, mas também questões psicológicas e ambientais, as quais você tem que saber gerenciar se não quiser “levar bomba”.

Em primeiro lugar, já precisamos adiantar que é extremamente importante que você utilize todas as ferramentas que puder a seu favor. Afinal, ninguém vai para o combate sem armas, não é mesmo? Então se prepare com videoaulas, materiais em PDF, materiais de revisão, como flash card, enfim. Prepare seu arsenal de estudo e comece a estudar com as dicas que traremos a seguir.

1. Antecipe-se: comece a estudar antes mesmo da saída do edital

Uma estratégia fundamental para aumentar suas chances de aprovação é começar a estudar antes mesmo de o edital ser publicado. Isso permite que você construa uma base sólida nos conhecimentos básicos, reduza a pressão no período pré-edital e esteja mais preparado quando a prova se aproximar.

Inclusive, tem acontecido muito de os editais saírem apenas 60, no máximo 90 dias antes da data da aplicação da prova. Sendo assim, é muito importante começar bem antes do lançamento oficial do edital. Até porque quando acontece esse lançamento, muita gente começa a estudar. Então, se você estiver dentre os que fazem isso, começará em pé de igualdade com um grande número de pessoas.

Por isso, se quiser se adiantar e largar na frente, pesquise sobre o que geralmente é cobrado no certame em questão e inicie os estudos.

2. Elabore um cronograma de estudos realista para estudar para concursos

A organização é a chave do sucesso nos concursos públicos. Assim sendo, trace um cronograma de estudos realista, levando em consideração sua disponibilidade de tempo, preferências pessoais e a quantidade de matérias a serem estudadas. Além disso, estabeleça metas diárias e semanais, garantindo uma distribuição equilibrada das disciplinas.

Também é importante que você identifique quais as matérias com as quais você tem mais dificuldade para poder se dedicar por mais tempo a elas. Afinal, se elas são mais difíceis para assimilar, é essencial passar mais tempo estudando-as.

3. Comece pelos conhecimentos básicos

Inicie seus estudos pelos conhecimentos básicos, estabelecendo uma base sólida. Essa abordagem permite que você compreenda os fundamentos essenciais antes de se aprofundar em temas mais complexos.

Geralmente, disciplinas como Português, Matemática e Atualidades são a base para diversos concursos e merecem atenção especial. Por isso, se certifique de estar afiado nessas disciplinas fundamentais para só depois se dedicar à preparação nos conhecimentos específicos do cargo que você pretende pleitear.

4. Divida os estudos por ciclos

horários para estudar
Imagem: Freepik / jcomp

Outra dica para estudar para concursos e aumentar suas chances de aprovação é dividir seu tempo de estudo por ciclos. Assim, alternando entre disciplinas específicas e conhecimentos gerais.

Isso evita a monotonia e ajuda na assimilação do conteúdo. Por exemplo, dedique um ciclo para disciplinas jurídicas, outro para as de exatas e assim por diante. Afinal, se você ficar somente debruçado sobre os livros em uma matéria só, em pouco tempo ficará exausto e não conseguirá mais fixar o aprendizado.

Em vez disso, procure variar e estudar matérias diferentes e com abordagens diferentes.

5. Utilize flashcards na revisão periódica para estudar para concursos e aumentar as chances de aprovação

Como já falamos antes, os flashcards são armas poderosas na hora de estudar. Afinal, eles são ferramentas comprovadamente eficazes para a revisão periódica. Isso porque eles são rápidos, dinâmicos, fáceis de produzir, de transportar e de usar.

O conceito é simples: pergunta de um lado, resposta do outro. Portanto, crie cartões com perguntas e respostas sobre temas importantes e reveja-os regularmente.

Inclusive, uma dica interessante para maximizar a eficiência dos flashcards é fazer a revisão e colocar em uma pilha os que você acertar e em outra os que errar. Desse modo, você pode voltar e se dedicar com mais afinco naqueles com os quais teve mais dificuldade.

Essa prática fortalece a memória de longo prazo e facilita a assimilação de informações cruciais.

6. Simule ambientes de prova

A familiaridade com o ambiente de prova é crucial para o dia do concurso. Por isso, mesmo que o edital ainda não tenha saído, pesquise por edições anteriores para ter ideia do que esperar no dia da prova.

Além disso, realize simulados frequentes, cronometrando o tempo de resposta e replicando as condições reais da avaliação. Isso reduzirá a ansiedade e aumentará sua confiança durante o exame.

7. Atenção à saúde mental para estudar para concurso e aumentar suas chances de aprovação

Não negligencie sua saúde mental durante a preparação. A saber, muita gente foca apenas no estudo, na preparação acadêmica e esquece que é essencial cuidar do psicológico.

Contudo, manter um equilíbrio entre estudo e descanso é essencial. Dessa forma, pare um pouco, leia, jogue seus jogos preferidos de celular, pratique atividades físicas, durma bem, enfim. Lembre-se de que um corpo e mente saudáveis contribuem significativamente para o desempenho nos estudos.

Conclusão

Como vimos até aqui, se preparar para concursos públicos é uma jornada desafiadora, mas com as estratégias certas, é possível aumentar suas chances de aprovação.

Assim sendo, comece cedo, antes mesmo do edital sair, depois, trace um plano de estudos consistente, utilize métodos eficazes como e não se esqueça de se cuidar. Com dedicação e disciplina, você estará mais próximo de alcançar o tão desejado cargo público. Por isso, coloque essas dicas de como estudar para concursos em prática e aumente suas chances de aprovação! Boa sorte!