Últimas Notícias

7 uruguaios que atuam no Brasil e foram convocados para a Seleção Uruguaia em 2023

Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/bola-de-futebol-branca-da-adidas-na-grama-274506/

Definitivamente não é de hoje que clubes brasileiros costumam ter um certo apreço por jogadores nascidos no Uruguai. Ao longo das últimas décadas, muitos atletas do país vizinho vestiram a camisa e fizeram história com clubes daqui. Hoje, no entanto, o cenário é maior do que muitos imaginam, visto que 7 uruguaios que atuam no Brasil foram recentemente convocados para a Seleção Uruguaia.

Engana-se quem pensa que a Seleção Uruguaia, assim como a Brasileira costuma ser, está de olho apenas em atletas que atuam na Europa. Na verdade, há uma diversidade muito maior no que diz respeito aos locais onde jogam os seus convocados. Boa parte deles, inclusive, não está nem no continente europeu e nem no Uruguai – mas sim no Brasil.

Em 2023, a Seleção Uruguaia chegou a convocar sete jogadores que atuam no Brasil. O feito aconteceu na convocação de março, quando a equipe se preparava para amistosos contra o Japão e a Coréia do Sul. Isso porque um jogador em específico, com grande história no Uruguai e agora no Brasil, ficou de fora: Luis Suarez.

Dos sete convocados de março de 2023, nenhum deles foi Luisito. O maior artilheiro da história da Seleção Uruguaia, hoje jogador do Grêmio, foi esnobado na convocação – mas fez parte de outras, mais recentes. Isso, de certa forma, prova o quão diversas são as convocações desse time.

Dito isso, saiba quem são os 7 uruguaios que atuam no Brasil e foram convocados para a Seleção Uruguaia em 2023:

Varela e Arrascaeta – Flamengo

Dois dos sete uruguaios convocados para a Seleção em março de 2023 são jogadores do Flamengo. O lateral Guilhermo Varela, que se envolveu em uma confusão com Gerson no Rubro-Negro, já havia marcado presença no Uruguai em outros jogos e também fez parte da convocação para os dois amistoso.

O mesmo vale para o meio-campista Giorgian De Arrascaeta, que inclusive chegou a ser convocado para a Seleção na Copa do Mundo de 2022 – marcando gols na fase de grupos. Ele, mais uma vez, vem sendo convocado para defender o seu país, algo que ocorre com uma certa frequência desde que começou a jogar no Brasil.

O jogador fez a sua estreia com a camisa da Seleção Uruguaia em 2014, em um jogo amistoso contra a Coreia do Sul. No ano seguinte, ele foi contratado pelo Cruzeiro – onde se destacou e acabou ganhando a torcida da Raposa. A partir daí, começou a ser chamado frequentemente pelos treinadores que comandaram o Uruguai.

Piquerez – Palmeiras

Outro uruguaio que joga no Brasil e foi convocado recentemente para defender a Seleção Uruguaia é o lateral Piquerez. Trata-se de um dos principais jogadores do Palmeiras nos últimos anos, um atleta que desde que chegou ao clube – em meados de 2021 – luta constantemente pela titularidade, conquistada ainda em 2022.

Conhecido pela raça e habilidade defensiva, Piquerez é um dos homens de confiança do técnico português Abel Ferreira. A boa atuação pelo Verdão, que vem sendo um dos grandes times do Brasil nos últimos anos, fez com que ele passasse a ser convocado para a Seleção Uruguaia.

Pumita Rodríguez – Vasco

Por mais que o Vasco não esteja em uma boa fase, alguns de seus jogadores continuam se destacando. Esse foi o caso de Pumita Rodríguez, lateral-direito que foi convocado para a Seleção Uruguaia em março de 2023, mas que não apareceu nas convocações mais recentes do técnico Marcelo Bielsa.

O jogador de 26 anos de idade chegou nesta temporada para vestir a camisa do Vasco. Antes disso, passou por clubes uruguaios como Danúbio (onde foi revelado), Fénix e Nacional – além de uma breve e apagada passagem por empréstimo pelo Racing Club, time da Argentina.

Cannobio – Athletico Paranaense

Outro uruguaio que atua no Brasil e chegou a ser convocado para defender a sua Seleção em 2023 é o meia Cannobio, do Athletico Paranaense. O jogador fez parte não apenas daquela convocação de março para os dois amistosos como, também, da mais recente – para as Eliminatórias da América do Sul.

Cannobio tem apenas 25 anos de idade e foi revelado pelo Fénix, do Uruguai. Em seu país de origem, ele jogou não apenas pelo clube formador como também pelo Peñarol. O jogador chegou ao Athletico Paranaense na temporada passada, em 2022, se tornando um nome importante para o clube.

Carballo – Grêmio

O volante Carballo é outro jogador uruguaio que também marcou presença em convocações da Seleção Uruguaia neste ano. O jogador, que atua no Grêmio, no entanto, não vem sendo lembrado pelo técnico Marcelo Bielsa nos chamados mais recentes, para as Eliminatórias da América do Sul.

Com 27 anos de idade, Carballo foi revelado pelo Nacional do Uruguai e chegou a jogar no time B do Sevilla, da Espanha. Em 2023 ele foi comprado pelo Grêmio, também sendo um atleta de confiança de Renato Gaúcho.

Thiago Borbas – Red Bull Bragantino

Outro nome que também já foi lembrado nas convocações do Uruguai deste ano é o de Thiago Borbas, do Red Bull Bragantino. O jovem atacante de 21 anos de idade esteve na lista de convocação da Seleção Uruguaia de março de 2023, mas não foi convocado na mais recente.

O jogador foi revelado e profissionalizado pelo River Plate do Uruguai. Ele chegou ao Bragantino em 2023 e já conta com 13 gols em 47 jogos disputados pela equipe paulista.

Menções honrosas: Suárez, Rochet e Bruno Méndez

Para além dos sete jogadores destacados anteriormente, que atuam no Brasil e foram convocados para a Seleção Uruguaia em 2023, há outros três que merecem destaque. Um deles, obviamente, é o centroavante Luisito Suárez, de longe o principal jogador do Grêmio neste ano – mesmo com problemas físicos.

Mesmo não sendo titular na Seleção Uruguaia, o jogador foi convocado recentemente para as Eliminatórias. Ele disputa posição com Darwin Nuñes, jovem centroavante que é titular no Liverpool. Ainda assim, Luisito não fica muito para trás – já tem 26 gols e 16 assistências pelo Grêmio nesta temporada.

Outro jogador que merece destaque e que também vem sendo convocado pela Seleção Uruguaia é o goleiro Sergio Rochet, do Internacional. O atleta de 30 anos de idade chegou ao Colorado neste ano, se firmando como um dos principais nomes do time.

Antes de ser contratado pelo Internacional, Rochet passou por clubes como Danubio, do Uruguai, AZ Alkmaar, da Holanda, e Sivasspor, da Turquia. Ele jogou no Nacional do uruguai de 2019 até meados de 2023, quando foi contratado pelo Colorado.

Bruno Méndez, atleta do Corinthians, entra em terceiro na lista de menções honrosas. O jogador do Timão marcou presença na última convocação do técnico Marcelo Bielsa, sendo uma aposta para o futuro da Seleção.