Últimas Notícias

Por onde anda o artilheiro Diego Tardelli?

Alguns jogadores fazem parte do imaginário do torcedor brasileiro, mesmo que não tenham jogado no time de coração do mesmo. Para quem cresceu acompanhando o futebol dos anos 2000, o atacante Diego Tardelli certamente é um desses atletas – visto que rodou por diversos times do país, tendo sucesso em muitos deles. Mas, afinal de contas, por onde anda esse conhecido artilheiro do esporte nacional?

Já faz algum tempo desde a última vez que os torcedores ouviram falar no nome “Diego Tardelli”. A última vez que ele atuou por um clube profissional – um time gigante em termos de tradição, inclusive – foi em 2021. Desde então, o atleta está longe dos gramados, mesmo não tendo uma idade tão avançada.

Diego Tardelli possui atualmente 38 anos. Por mais que esta seja uma idade onde muitos jogadores já estão aposentados, é fato que cada vez mais atletas chegam a essa fase da carreira ainda presente nos gramados. Alguns, inclusive, passam dos 40 atuando dentro das quatro linhas.

Dito isso, relembre um pouco da carreira de Diego Tardelli e saiba onde foi parar esse artilheiro do futebol brasileiro:

Revelado pelo Santos, Tardelli se profissionalizou no São Paulo

Muitos torcedores podem não se lembrar, mas Diego Tardelli foi revelado pelo São Paulo Futebol Clube. O jogador, nascido em 1985, fez parte das suas categorias de base no SER Bangú (do Paraná) e no Santos, mas acabou se profissionalizando mesmo com a camisa do Tricolor Paulista.

Tardelli, inclusive, faz parte de uma incrível geração de jovens talentos do São Paulo. Ele subiu para o time profissional da equipe em 2003, atuando junto de outros jogadores que acabariam fazendo história com a camisa do time e da Seleção Brasileira, como Kaká (o último brasileiro a vencer a Bola de Ouro) e Luis Fabiano.

Logo em seu primeiro ano como profissional, o atacante mostrou grande qualidade. Com apenas 18 anos, fez 13 gols em 30 partidas disputadas em 2003. No ano seguinte, a média caiu um pouco: 8 gols em 38 jogos. Já em 2005, o atleta viria a ter um de seus anos mais goleadores: 17 gols em 47 jogos.

A breve passagem de Tardelli pelo futebol europeu

Diego Tardelli teve uma breve passagem pelo futebol europeu, ainda em meados dos anos 2000. Depois de três anos de destaque no São Paulo, o jogador acabou sendo emprestado para o Real Bétis, da Espanha. Por lá, as coisas não foram tão boas – disputou 17 jogos e marcou apenas um gol.

No mesmo ano, em 2006, Tardelli acabou voltando ao Brasil para vestir a camisa do São Caetano – ainda sob empréstimo do Tricolor Paulista. Fez somente 7 jogos pelo clube, tendo anotado apenas um gol nesse período.

Já em 2007, Tardelli teve mais uma pequena passagem pelo futebol europeu – desta vez, por um gigante da Europa. O jogador foi emprestado ao PSV, da Holanda, time que no passado contou com Romário e Ronaldo. Por lá, foram mais 18 partidas e três gols na conta do centroavante.

No mesmo ano, Tardelli voltaria a jogar pelo São Paulo – depois do término dos empréstimos. Aquela foi a última vez em que o jogador vestiu a camisa do time que lhe profissionalizou. Ele iniciou, na sequência, uma das melhores fases de toda a sua carreira como atleta profissional.

Tardelli brilha com a camisa do Atlético Mineiro

Em 2008, Tardelli acabou sendo comprado pelo Flamengo. Haviam grandes expectativas sobre o jogador, que já havia demonstrado um enorme potencial mas que, nas últimas temporadas, não teve muito tempo de jogo para provar isso. No Rubro-Negro, no entanto, as coisas foram ok. O melhor aconteceria no ano seguinte.

Diego Tardelli foi contratado pelo Atlético Mineiro em 2009, como um dos principais reforços do Galo para a temporada. E quem estava aguardando há anos por uma temporada realmente artilheira do jogador, teve o prazer de ver ela se consolidar em seu primeiro ano com a camisa do clube de Minas Gerais.

Em 2009, Diego Tardelli fez nada mais nada menos do que 39 gols em 55 jogos pelo Atlético Mineiro. Destes, 19 foram pela Série A do Campeonato Brasileiro, o que fez com que o atleta (ao lado de Adriano Imperador, na época do Flamengo) fossem os artilheiros da competição naquele ano.

Tardelli ainda foi eleito o craque do Brasileirão naquele ano, dando início a uma primeira passagem extremamente vitoriosa pelo Atlético Mineiro. No ano seguinte, ele teve mas um bom desempenho: 24 gols em 49 jogos e um título do Campeonato Mineiro. A sua primeira passagem pelo Galo se encerrou em 2011, mas a história com o clube não terminou por aí.

Isso porque, em 2013, o jogador voltou para reforçar o clube – depois de uma temporada e meia no futebol russo e catari. Tardelli retornou ao Atlético Mineiro com tudo, sendo crucial na conquista inédita da Libertadores daquele ano, título que está para sempre marcado na mente do torcedor.

Ele permaneceu no Galo em 2014, ano em que foi eleito pela segunda vez em sua carreira como o craque do Brasileirão. Depois disso, iniciou uma breve jornada pelo futebol chinês – a qual tomaria alguns anos de sua carreira.

Mas afinal de contas, o que aconteceu com o Diego Tardelli?

Mas você deve estar se perguntando: o que aconteceu com Diego Tardelli? Pois bem, o jogador retornou do futebol chinês em 2019 para vestir a camisa do Grêmio e, depois disso, teve anos bem apagados no futebol brasileiro – mesmo que estivesse vestindo a camisa de equipes historicamente gigantes.

Em 2020, o jogador voltou a atuar pelo Atlético Mineiro – mas foram apenas 11 jogos em cerca de um ano e meio. Em 2021, então, ele teve a sua última aparição enquanto atleta profissional, jogando pelo Santos. Foram 13 partidas e apenas um gol pelo Peixe, em uma passagem que, na época, nem parecia uma despedida.

Tardelli passou o ano de 2022 inteiro sem jogar profissionalmente. Mesmo ainda tendo idade para isso, atualmente com 38 anos, o atleta parou. Ele anunciou oficialmente sua aposentadoria em meados de junho deste ano, se despedindo definitivamente dos gramados.