Últimas Notícias

Qual gigante carioca nunca ganhou a Libertadores?

Vivemos um momento no futebol brasileiro em que os títulos continentais se apresentam com maior importância do que os nacionais, algo que não acontecia no passado – ao menos até os anos 70 e 80. No entanto, nem todos os grandes clubes do país já conquistaram competições do continente. Afinal de contas, você sabe qual é o gigante carioca que nunca ganhou a Libertadores da América?

É indiscutível que o Rio de Janeiro tem quatro dos mais tradicionais times de futebol do Brasil. Os chamados “gigantes cariocas” são Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, equipes que em décadas de história construíram um verdadeiro legado dentro do esporte, com relevância que muitas vezes transcende a modalidade.

Acontece que para ser chamado de gigante não necessariamente você precisa ter todos os títulos possíveis. O tamanho de um clube para o futebol não precisa, obrigatoriamente, passar pela quantidade de troféus que ele conquistou. Muitas vezes, conta o que se fez dentro e fora de campo.

Nesse contexto, existe um único time dos quatro grandes do Rio de Janeiro que, por sua vez, nunca venceu a Libertadores da América. Apesar de ser algo que não diminui o tamanho da equipe, certamente deixa uma lacuna e serve, até mesmo, como objetivo para conquistas futuras.

Dito isso, saiba qual é o gigante carioca que nunca ganhou a Libertadores:

Flamengo é tricampeão

Dos quatro grandes do Rio de Janeiro, o Flamengo é o que por mais vezes venceu a Libertadores da América. O Rubro-Negro já conquistou a América em três oportunidades, mas só conseguiu ampliar essa quantidade de conquistas recentemente, em um período “mágico” para a história do clube.

A primeira vez que o Flamengo ganhou a Libertadores foi em 1981, quando contava com um lendário elenco composto por Zico, Júnior, Andrade, Nunes, Leandro e por aí vai. Para a conquista, precisou bater o Cobreloa em uma decisão de três jogos: venceu o primeiro por 2 a 1, perdeu o segundo por 1 a 0 e venceu o terceiro por 2 a 0.

O Flamengo voltou a conquistar a Libertadores da América em 2019, quase quatro décadas depois do primeiro título. A segunda conquista do continente veio com mais um elenco marcante: comandado pelo português Jorge Jesus, o Rubro-Negro bateu o River Plate na final com a ajuda de Gabigol, Bruno Henrique, Diego, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gerson e outros excelentes jogadores.

Em 2022, o clube carioca repetiu a dose e entrou para o seleto grupo de times brasileiros tricampeões da competição – ao lado de Santos, São Paulo e Palmeiras. A conquista veio em um duelo contra outro brasileiro, o Athletico Paranaense, que saiu derrotado pelo placar de 1 a 0.

Fluminense campeão inédito

Até alguns meses atrás, nós tínhamos não apenas um como dois gigantes cariocas que nunca haviam vencido a Libertadores da América. O Fluminense, no entanto, conseguiu sair de uma fila de décadas e superar um trauma vivido em 2008 para, finalmente, conquistar o seu primeiro título da competição.

A conquista do Fluminense veio “em grande estilo”, com diversas provações ao longo do campeonato. A começar por um grupo relativamente forte, com a presença do multicampeão River Plate, que, apesar de não estar em uma fase tão boa atualmente, continua sendo um gigante – e perdeu de 5 a 1 para o Tricolor.

Para chegar à conquista da Libertadores em 2023, o Fluminense também precisou vencer o Argentino Juniors, o Olímpia e o Internacional. O jogo contra o Colorado rendeu uma das melhores partidas desta edição da competição. No final, o Tricolor das Laranjeiras bateu o Boca Juniors por 2 a 1, em um jogo que terminou na prorrogação.

O título inédito do Fluminense para sempre será lembrado por um elenco com peças cruciais e um técnico extremamente metódico. Comandado por Fernando Diniz, o Tricolor das Laranjeiras brilhou com Germán Cano e John Kennedy (autores dos gols da final e da semi), Ganso, John Arias, Marcelo, Nino, Fábio e Samuel Xavier.

Vasco também já venceu a Libertadores

Outro gigante que também já venceu a Libertadores da América foi o Vasco da Gama. Apesar de viver um período de instabilidade no futebol brasileiro desde meados da década de 2000, alternando com frequência entre participações na primeira e segunda divisão do nacional, o clube é um dos maiores do Rio de Janeiro – e tem muitos títulos e feitos para provar isso.

O Vasco venceu a Libertadores da América pela primeira e única vez em sua história em 1998, uma das melhores décadas do clube sem sombra de dúvidas. Naquele ano, o Gigante da Colina contava com um elenco memorável, daqueles que os torcedores que viram jamais esquecerão e os que não viram, ainda assim, sabem decor.

Mauro Galvão, Pedrinho, Felipe, Juninho Pernambucano, Donizete, Luizão e companhia fizeram com que aquele Vasco fosse campeão das Américas. Tudo isso em uma jornada típica de Libertadores, com partidas difíceis e placares magros a partir das Oitavas de Final, o início do mata-mata.

Para ter se tornado campeão da Libertadores, o Vasco precisou vencer o Cruzeiro nas Oitavas, o Grêmio nas Quartas e o River Plate nas Semis. Na final, pegou o Barcelona de Guayaquil (Equador) e venceu os dois jogos da decisão: 2 a 0 na ida e 2 a 1 na volta, com um título inédito em mãos em 1998.

Botafogo nunca levantou a taça

O único grande time do Rio de Janeiro que nunca venceu a Libertadores da América é o Botafogo. O clube, que tem grandes conquistas no passado do futebol brasileiro, na verdade nunca esteve realmente próximo de levar o título para casa, visto que jamais chegou a uma decisão da competição.

As melhores campanhas do Botafogo na Libertadores da América foram em 1963 e 1973, quando o clube chegou à semifinal da competição. Depois disso, o Fogão teve participações pontuais e nunca de fato chegou a ir tão longe, amargando eliminações um tanto quanto precoces.