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Perfil no Instagram: como transformá-lo em referência no mercado?

Criar um perfil no Instagram já é considerado indispensável para se destacar nas plataformas digitais. A visibilidade, características e funcionalidades da rede social favorecem o crescimento de qualquer marca.

São 2 bilhões de usuários ativos mensais na plataforma. Entre os quais, grande parte tem interesse em desenvolver relações não só pessoais, mas também comerciais.

De acordo com uma pesquisa do Opinion Box no Brasil, 82% dos usuários seguem marcas e 68% já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram.

Além disso, a rede social tem vantagens únicas, a exemplo de um forte apelo visual e a conexão autêntica do Stories. Assim, é o lugar perfeito para promover suas soluções.

Entretanto, como ter um perfil no Instagram de sucesso? Como transformá-lo em referência no mercado? Listamos abaixo as melhores estratégias para você se tornar um modelo a ser seguido em seu nicho. Confira!

Como transformar seu perfil no Instagram em referência no mercado? 7 melhores estratégias

Definitivamente, você só tem a ganhar quando se posiciona no Instagram. De longe, é uma das formas mais efetivas de convencer consumidores a engajar em sua proposta.

Contudo, existe um obstáculo importante que precisa ser superado: a concorrência. Vários profissionais e empresas disputam a atenção do mesmo público na rede social.

Desse modo, é necessário ser estratégico para conquistar um lugar de destaque na plataforma. Ou seja, apresentar diferenciais competitivos que incentivem a maior parte dos consumidores a confiarem em sua marca.

Por isso, vamos te mostrar abaixo as 7 principais estratégias para construir um perfil no Instagram capaz de superar seus concorrentes e expandir todos os seus resultados.

1. Faça um bom benchmarking

Primeiramente, faça um bom benchmarking. Pesquise perfis do Instagram de sucesso e avalie o que outros profissionais e empresas fazem para serem tão relevantes na rede social.

Então, comece a adaptar as melhores práticas que encontrar para sua conta. A propósito, é interessante combiná-las. Às vezes, você aprimora uma estratégia quando simplesmente une diferentes ideias.

Para ser referência no mercado, antes você tem que ter boas referências. Sendo assim, você não repete erros e encurta o caminho para alcançar seus objetivos na plataforma.

2. Ofereça um bom cartão de visitas

Em redes sociais, gerar uma boa primeira impressão é essencial. São nos primeiros segundos que você prende ou perde a atenção dos usuários. Dessa forma, ofereça um bom cartão de visitas em seu perfil no Instagram.

Crie uma bio atrativa, por exemplo. Use os poucos caracteres disponíveis para despertar o interesse do público sobre a identidade e propósito da marca  no Instagram.

Da mesma forma, crie uma sequência de destaques que comprovem sua capacidade de solucionar as necessidades da audiência. Seja por qualificações, seja por provas sociais.

3. Segmente a comunicação

A comunicação da marca só traz impacto quando está segmentada às dores e desejos do público no Instagram. Então, não caia na tentação de “falar para todos” nas suas publicações.

Em outras palavras, cada conteúdo precisa ir de encontro às pessoas certas. Com isso, você gera identificação e cria uma conexão forte com seus seguidores rapidamente.

Além disso, use hashtags para melhorar a precisão de entrega da mensagem da marca na rede social. Se usadas corretamente, as palavras-chaves categorizam seus posts e ajudam o algoritmo a sugeri-las apenas para usuários interessados.

4. Mostre autenticidade

Quanto mais autenticidade uma marca mostra no Instagram, mais chances tem de se destacar da concorrência. É uma característica bastante valorizada entre os usuários da rede social, pois sempre traz algo diferente dos demais.

Nesse sentido, não tenha receio de apresentar a personalidade da marca, compartilhar bastidores ou ser transparente sobre os valores que defende, por exemplo.

É justamente isso que faz o público manter e aumentar o interesse em sua proposta na rede social. Algumas posições talvez desagradem um ou mais seguidores. Só que, ao mesmo tempo, fortalece a conexão com os outros.

5. Compartilhe conteúdos consistentemente

Entre as melhores estratégias para transformar o perfil no Instagram da marca em referência no mercado, também está compartilhar conteúdos consistentemente.

Estabeleça uma frequência, dia e horário para suas postagens. Então, siga à risca as definições. Quando você faz essa organização, demonstra um maior comprometimento em ajudar o público.

Assim também, o algoritmo favorece as contas que mantém uma regularidade nas publicações. Ele aumenta a entrega dos seus conteúdos ou até mesmo os fazem aparecer no explorar.

6. Responda o máximo de DMs possível

Para ter um perfil de sucesso no Instagram, é fundamental você interagir o máximo possível com visitantes e seguidores. Principalmente, nas mensagens recebidas no Direct.

Na funcionalidade, a conversa entre os usuários é particular. Ou seja, ninguém vê o que ambos estão dizendo. Assim, as interações por DMs costumam ser melhor valorizadas entre o público.

Dessa maneira, responda prontamente perguntas, forneça suporte e agradeça elogios no Direct Messenger, por exemplo. Com isso, a relação entre vocês será cada vez mais próxima.

7. Crie anúncios e busque parcerias relevantes

De fato, o alcance orgânico já é o suficiente para obter bons números em seu perfil no Instagram. Porém, as estratégias de tráfego pago são capazes de acelerar o processo de crescimento da marca dentro da rede social.

Em função disso, crie anúncios para chamar a atenção de novos potenciais clientes. Eles só são exibidos a pessoas que, provavelmente, vão se interessar em suas soluções. Logo, podem ser grandes aliados.

Busque também parcerias com influenciadores digitais. Geralmente, as personalidades têm milhares de seguidores fiéis. O que representa uma oportunidade e tanto para expandir seus resultados e relevância.

Bônus: compre serviços de engajamento para seu perfil no Instagram

Pensa que acabou? Ainda há outra excelente estratégia para transformar seu perfil no Instagram em referência no mercado, isto é, comprar serviços de engajamento.

Normalmente, leva um bom tempo para uma marca conquistar um lugar de destaque na rede social. Mesmo quando há um bom investimento em campanhas de tráfego pago e marketing de influência.

Assim, comprar seguidores de qualidade ou curtidas para suas publicações é uma excelente alternativa. Em instantes, você aumenta as principais métricas da conta e fica muito mais próximo de ter um perfil de sucesso na rede social.