Últimas Notícias

Desentupir vasos e pias sozinho pode acarretar prejuízos financeiros e para a saúde

Vazamentos, infiltrações e intoxicação com produtos químicos estão entre os principais riscos.

O entupimento de canos é um problema doméstico comum. Por atalhar a dinâmica na casa, principalmente quando acontecem no banheiro ou na cozinha, há pessoas que pensam em resolver a situação por conta própria. No entanto, a decisão pode ser prejudicial não só para o bolso, como também para a saúde.

Geralmente, as soluções caseiras envolvem o uso de produtos abrasivos, que podem provocar danos estruturais às tubulações ainda maiores e trazer riscos à saúde, como intoxicação e queimaduras na pele.

Muitas vezes, os prejuízos financeiros podem ser maiores do que os custos de optar pelo serviço especializado ao contratar desentupidora. Consequências como a ruptura dos canos, corrosão das tubulações e vazamentos são alguns exemplos de deteriorações mais complexas de serem consertadas do que a realização de uma desobstrução do encanamento.

Problemas causados pelo desentupimento inadequado

Forçar o desentupimento sem conhecimento técnico é uma das principais formas de provocar danos graves às tubulações. Além de não solucionar o problema, a ação pode representar perda de tempo e dinheiro.

Por isso, é aconselhável conhecer os riscos do desentupimento inadequado para tomar as medidas corretas quando o problema surgir.

Corrosão

O uso de materiais inapropriados, como soda cáustica e outros produtos químicos, pode provocar uma reação agressiva e derreter os canos, piorando a situação. Nesse caso, o indicado é buscar por profissionais da área.

A pesquisa por uma desentupidora em São Bernardo e outras cidades de São Paulo pode ser feita por meio da indicação de pessoas conhecidas ou pela internet. O serviço especializado é feito com as ferramentas adequadas para realizar a desobstrução dos canos e evitar o agravamento da situação.

Vazamentos

Outra complicação é o aparecimento de focos de vazamentos de água. Durante a tentativa de desentupir o cano por conta própria, é possível ocorrer pequenas perfurações, imperceptíveis aos olhos, que originam o problema. Além disso, também pode acontecer das peças ficarem mal encaixadas, facilitando o escape.

No banheiro, a formação de poças de água no chão pode ser um sinal de vazamento. Nesse tipo de situação, a medida recomendada é contratar desentupidora de vaso sanitário.

Infiltrações

São consequências diretas dos vazamentos. Normalmente, quando ocorrem, aparecem manchas e mofo nas paredes. Os sinais de umidade indicam que há alguma coisa errada na rede hidráulica, sendo provável a necessidade de soluções mais complexas, como a troca de canos e a realização de reparos internos.

Nesse caso, os gastos não se restringem às restaurações estruturais, uma vez que os problemas hidráulicos podem deixar a conta de água bem mais cara.

Riscos para saúde

Um dos perigos de tentar desentupir vasos e pias por conta própria é o risco de acidentes com os produtos químicos utilizados. Geralmente, os materiais têm uma composição que, quando misturadas com outros produtos, podem ser prejudiciais. O cheiro forte pode causar alergias, dor de cabeça e problemas respiratórios.

Além disso, também pode trazer consequências mais graves quando entram em contato com a pele, como irritação e, até mesmo, queimaduras. Por conta disso, é recomendado o uso de equipamentos de proteção para as equipes especializadas no serviço, como luvas, óculos e máscaras.

O manuseio de ferramentas de maneira errada, principalmente as pontiagudas, também pode causar ferimentos. Por fim, é válido lembrar que os canos fazem parte de uma rede ligada ao esgoto, ou seja, os resíduos carregam bactérias e vírus que podem trazer doenças e infecções.

Por isso, a orientação é buscar empresas especializadas que atuem de acordo com as regras de segurança e regulamentação das atividades para, assim, evitar riscos e prejuízos.