Últimas Notícias

O que é estudo doutrinário no Espiritismo?

No livro seara bendita, os autores apresentam uma proposta de movimento do espiritismo em prol de uma evolução social. No entanto, isso não pode ocorrer sem que antes as pessoas compreendam a doutrina espírita em sua totalidade.

O espiritismo está presente durante anos em nossa sociedade, e tem vários seguidores ao redor do mundo. Por isso, é importante compreender o que é o estudo doutrinário dentro do espiritismo, como realizá-lo e aproveitá-lo ao máximo – especialmente caso você tenha interesse em seguir essa doutrina.

O que é estudo doutrinário no Espiritismo?

O estudo doutrinário dentro do espiritismo é uma das principais ferramentas pelo qual o espírita pode se desenvolver dentro da religião, de forma que se desenvolva moralmente e espiritualmente. Trata-se simplesmente do momento onde se há de refletir, estudar e ler sobre diferentes aspectos da doutrina.

Para os espíritas, estudar é também um ato espiritual, como demonstrou o codificador do espiritismo, Allan Kardec. É preciso enxergar a espiritualidade como um elemento que deve ser compreendido e absorvido, e não algo a ser mistificado e idealizado.

Quais principais preceitos do espiritismo?

 

O espiritismo, diferentemente das ditas “religiões tradicionais”, está em constante evolução e, por mais que existam conceitos fixos, muitas coisas foram mudadas ao longo do tempo, pois sua compreensão foi aprimorada. Porém, certas coisas permanecem imutáveis, como:

  • A fé em um Deus uno.
  • A existência de uma alma única e imortal.
  • A crença na reencarnação.
  • A necessidade de evolução espiritual.
  • A vida em outros planetas, que possuem diferentes graus evolutivos.
  • A possibilidade de se comunicar com os desencarnados, a popular mediunidade.

Existem muitos outros tópicos relevantes para a fé espírita, no entanto, são coisas que podem ser mudadas conforme o entendimento delas se aprimora. Os pontos apresentados anteriormente, no entanto, são pilares da fé espírita e, portanto, jamais irão se alterar.

Qual a importância do estudo?

Os estudos são importantes para que o espírita possa compreender sua fé, compreender o mundo espiritual, e aprender a se desenvolver moralmente e espiritualmente. O espiritismo crê que rezar e praticar atos de caridade, por exemplo, são importantes, mas ter uma vida intelectual também é.

Allan Kardec codificou o espiritismo a partir de uma curiosidade intelectual, pois foi quando decidiu estudar os fenômenos espiritualistas que ocorriam em sua época que teve contato com os espíritos que lhe fizeram a revelação. Diante disso, devemos estudar a doutrina com a mesma curiosidade e desejo de aprender, para que assim possamos nos desenvolver.

Como ele é realizado?

Há maneiras diversas de se fazer o estudo doutrinário. Muitos centros espíritas oferecem escolas doutrinárias, ou reuniões semanais para fins de estudo, e têm um plano de estudos sistematizado. Contudo, você também pode fazer o estudo doutrinário por conta própria.

Materiais como o livro Seara Bendita, o Livro dos Espíritos ou os livros Wanderley Oliveira, podem servir como fonte de conhecimento. Você pode ainda analisar e refletir sobre filmes e romances espíritas, que também trazem importantes lições.

Onde comprar livros espíritas?

Você pode adquirir o mencionado anteriormente livro Seara Bendita, livros wanderley oliveira, livros de Chico Xavier e muitos outros livros de autores espíritas renomados no site da Editora Dufaux.

A Editora Dufaux é especializada na publicação de livros espíritas de todos os tipos, desde autores espíritas clássicos como o próprio Allan Kardec, até autores modernos que vêm trazendo novidades ao espiritismo, tudo por valores acessíveis.

Assim como a água parada pode virar lar de bactérias e organismos nocivos, a mente parada também sofrerá com ideias negativas. Movimente sua mente através do estudo doutrinário, e esteja em constante evolução. E, lembre-se, na Editora Dufaux você encontrará o melhor material para garantir sua evolução intelectual espírita.