Últimas Notícias

Qual a diferença do certificado digital e assinatura digital?

Nos dias atuais, com todas as tarefas sendo realizadas totalmente online, assinar e-CPF se tornou quase que fundamental para qualquer indivíduo que trabalhe e utilize, também, o meio digital. Não só isso como, também, entender a diferença entre certificado digital e assinatura eletrônica é essencial para o correto andamento de suas tarefas no dia a dia.

Documentos que antes eram assinados e autenticados presencialmente nos cartórios, agora são feitos de forma totalmente online e prática, por meio da assinatura eletrônica. E, ao compreender as principais características de cada um e em quais situações se aplicam, é possível identificar em qual momento você pode utilizar cada um desses recursos de acordo com as suas necessidades.

O que é o certificado digital?

Um certificado digital é um tipo de assinatura eletrônica na qual permite que uma pessoa física ou jurídica tenha acesso a serviços digitais, tais como por exemplo os da Receita Federal ou da Justiça, e valide determinados documentos. Nesse caso, funciona como uma identidade virtual validada.

Uma assinatura de certificado digital bem conhecida é a e-CPF, responsável por autenticar indivíduos que sejam pessoas físicas. Há, também, o e-CNPJ, que identifica pessoas jurídicas – ou seja, empresas. Caso você decida assinar e-cpf, saiba que esse certificado digital pode ser armazenado no computador ou em Nuvem, seja como preferir.

O que é a assinatura digital?

Por via de regra, uma assinatura digital é aquela realizada totalmente de forma virtual, com validade jurídica nos documentos assinados por ela. Essa inovação veio como forma de substituir as tradicionais, ou seja, físicas em papéis. Pela facilidade e agilidade provocada no dia a dia, é um recurso muito utilizado por grandes empresas para agilizar seus processos.

Esse tipo de assinatura possui uma camada adicional de segurança. Esse é justamente o certificado digital, que tem como função autenticar e validar documentos, contratos e outros tipos de arquivos envolvidos em uma negociação ou troca de serviços.

Qual a diferença entre ambos?

A assinatura digital é usada para validar a integridade e autenticidade de uma mensagem, software ou documento. Em outras palavras, é utilizada para assinar documentos digitais que sejam compartilhados online.

O certificado digital, por sua vez, é uma identidade para o meio eletrônico. Com ele, é possível ter mais agilidade, segurança e praticidade para assinar documentos com validade jurídica.

De forma resumida, a assinatura digital é um jeito de assinar documentos e contratos digitalmente. E o certificado digital é o recurso obrigatório para fazer uma assinatura digital. Assim, para usar assinatura digital é preciso ter o certificado.

É possível assinar digitalmente sem certificado?

Um documento ou contrato pode ser assinado digitalmente sem certificado. Para isso, é preciso usar uma assinatura eletrônica, com uso de senha ou reconhecimento biométrico. Estamos falando de um termo mais amplo.

Nesse caso, a assinatura eletrônica é um tipo mais abrangente que engloba biometria, senhas e a própria assinatura digital que é mais específica. Ou seja, é um tipo de assinatura eletrônica que deve ser usada quando é exigido o certificado digital.

Para fazer uma assinatura digital é preciso ter uma certificação, que permita assinar e-CPF ou assinar e-CNPJ. Porém, se o documento não exige assinatura de certificado digital, então é possível usar outros meios de assinatura eletrônica. Em resumo, temos que:

  • Assinatura eletrônica é um termo amplo, que inclui diversas formas de assinar um documento digitalmente com senha, reconhecimento facial, biometria ou assinatura digital, por exemplo;
  • Assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica com uma camada ‘a mais’ de segurança, no caso o certificado digital;
  • Um certificado digital é uma identidade virtual, que confirma que aquela pessoa é ela mesmo. É um tipo de documento emitido por uma autoridade certificadora, autorizada para tal.

Assinatura digital e certificado digital são dois termos importantes, principalmente para empresas que precisam trocar documentos ou firmar acordos entre fornecedores ou colaboradores, com uso de recursos para assinar e-CPF e CNPJ.

A Valid Certificadora possui diversos modelos de certificados para empresas e pessoas físicas. Você pode conhecer mais no site e escolher qual é a opção mais indicada para sua necessidade.