Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Leandro Heringer
Leandro Heringer

Coluna de Leandro Heringer – O delicioso cheiro da democracia

📲 Acesse o canal do JORNAL MONTES CLAROS no WhatsApp

Em 1984, tive o prazer de participar, criança, da manifestação “Diretas Já”, em Belo Horizonte. Devidamente trajado com a blusa “Mamãe e papai são pelas Diretas e eu também”, fui à primeira de muitas manifestações democráticas.

Na adolescência, de cara pintada, juntei-me à manifestação pelo impeachment do presidente Collor. Vi e participei de outras mobilizações populares democráticas, incluindo comícios. Excetuando o vandalismo black block em 2013 e 2014, com grandes questionamentos a respeito do caráter democrático, admirar o povo na rua em sua manifestação legítima seja qual for a linha político partidária é algo que aprendi desde cedo.

A liberdade de reunião e manifestação deve ser direito inalienável e inquestionável. Em uma era em que direitos e a própria democracia é relativizada, é necessário incentivar a manifestação pacífica, plural e democrática.

Ao contrário do último presidente militar, João Baptista Figueiredo, que preferia ‘o cheiro de cavalo ao do povo”, aprecio a essência plural e livre da democracia que exala o perfume da liberdade. Cercear as manifestações é um atentado ao Estado Democrático de Direito.

Distanciar-se da “República das Bananas” é necessário. Como diz a própria Constituição, “Todo poder emana do povo”. Novas esferas públicas surgiram. O espaço digital de discussões cresce e é empoderado diariamente. Contudo, a educação cidadã passa pelas ruas. Pelo povo.

Pela apreciação do perfume democrático. Passadas 4 décadas, é preciso reforçar a cada geração o slogan atualizado da camisa de 1984 “Mamãe e papai são pela democracia e pelas liberdades. E eu também”. Ensinar as crianças e os jovens o caminho da democracia, da liberdade e da verdade para que não se desviem dele.

Leandro Heringer
Leandro Heringer