Últimas Notícias

Montes Calros – Escola Nhá Chica realiza carreata em dia de conscientização de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Montes Claros – Celebrada anualmente no dia 18 de maio, a Campanha Faça Bonito deste ano foi marcada por uma carreata que reuniu crianças e adultos em uma onda laranja/amarelo que circulou pelo entrono da escolinha Nhá Chica. A data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a iniciativa é considerada uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de jovens e crianças de todo o país.

Saiba porque o dia 18 é o dia de “Conscientização de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”.

No Brasil, o dia de 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970 de maio do ano 2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, rememorando o caso da Araceli, menina de 08 anos que foi estuprada e assassinada por jovens da sua cidade, no dia 18 de maio.

Sobre a carreata da escolina Nh´s Chica: Com o eslogam de “Faça Bonito”, Paes e alunos sairam da escolina as 16 horas para realizar uma carreata (passeata), para Conscientizar a improtancia do dia nacional de combate ao abjuso e exploraçaõ sexual de crianças e adolestentes.”

A proposta anual da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Segundo dados coletados no ano 2023, mostram que que a cada hora, 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% delas tem entre 1 e 5 anos de idade.

Todo anos, mais de 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente, e somente 7,5% dos casos são denunciados. Já que mais de 93% dos casos de abuso sexual que são denunciados ocrrem por parte de uma pessoa conhecida da criança.

Vamos todos denunciar os casos de abuso infantil, vc somente tem que discar o númereo 100 (ligaçao gratuita e anonima), para você, que tem suspeita, duvida ou sabe de um caso mais fica calado faça a ligaçaõ e DENUNCIE.

Improtante resaltar evitar imagens e vídeos nas mídias sociais para que as crianças NÃO SEJAM VITIMAS DE EXPLORAÇAÕ SEXUAL.

Após o evento também foi realizado a solta de balões que portavam as crianças.

  • Sobre a Escolinha Nhá Chica:     

    Ao longo da última década (2013-2023), referenciados pela história e vida de Nhá Chica e com amor e cuidado, construímos e desenvolvemos o sonho de uma educação de qualidade e digna para crianças de 04 a 06 anos na cidade de Montes Claros (MG).Nos últimos anos, por necessidade de organização interna da Companhia de Jesus, o Centro de Educação Infantil Nhá Chica foi integrado à Rede Jesuíta de Educação (RJE), quando a instituição adaptou o seu nome para Escola Nhá Chica. Seguindo as premissas da moralidade, ética e educação de qualidade dos Jesuítas no Brasil, trabalhamos incansavelmente pelas crianças da nossa paróquia e da comunidade.Com a mudança de nome, o antigo prédio foi totalmente reformado e a Escola Nhá Chica se tornou uma instituição de Educação Infantil de referência na cidade, devido à sua estrutura moderna e acolhedora. Além disso, processos foram instaurados e melhorados, novas estruturas foram criadas, pessoas foram treinadas e desenvolvidas para atendimento à comunidade com a excelência da educação que é intrínseca e conhecida nacionalmente por todos os colégios e unidades da RJE.

  • Se você puder fazer uma doação, por menor que seja, ajudará a garantir que possamos continuar a oferecer nossos serviços vitais. Sua doação irá diretamente para o custeio de materiais didáticos, alimentação, manutenção do espaço e outras despesas operacionais.Além disso, estamos sempre à procura de voluntários para ajudar em várias capacidades. Se você tem tempo para compartilhar, habilidades para ensinar, ou simplesmente um desejo de fazer a diferença, adoraríamos tê-lo conosco.Agradecemos antecipadamente por qualquer apoio que você possa oferecer. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de nossas crianças e em nossa comunidade.
  • Telefone e endereço: (38) 99983-7248
    Centro de Educação Infantil Nhá Chica, telefo
    R. do Vasco, 106 – Maracanã, Montes Claros – MG, 39403-068

Texto sob- responsabulidade de Juan Carlos Sian Perez