PUC MINAS POS-GRADUAÇÃO

Últimas Notícias
Quais os sintomas da falta de coenzima Q10 no organismo?

Quais os sintomas da falta de coenzima Q10 no organismo?

A coenzima q10 é uma substância importantíssima para a manutenção do organismo, e a sua falta pode desencadear diversos problemas de saúde e doenças a longo prazo. Por conta disso, a ingestão de certos alimentos e sua correta suplementação garantem que os níveis dessa substância se mantenham saudáveis.

Os benefícios da coenzima Q10 podem ser notados principalmente nos músculos, cérebro e coração, que também são diretamente afetados quando os seus níveis no organismo estão baixos. Dessa forma, identificar os sintomas da falta de coenzima Q10 no organismo é importante para fazer a suplementação adequada.

O que é a coenzima Q10?

A coenzima Q10, conhecida também como ubiquinona, é uma substância presente nas células do corpo e que desempenha um papel fundamental para a produção de energia. Ela se trata de uma substância lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura.

Além da suplementação em cápsulas, a coenzima Q10 pode ser encontrada em alimentos ricos em ômega 3, como peixes, legumes verdes, nozes e amêndoas. É importante manter os níveis dessa enzima saudáveis, já que ela é essencial para a manutenção do organismo.

Para que serve?

O principal papel da coenzima Q10 é auxiliar na reprodução das células, mas o seu alto poder antioxidante também ganha bastante destaque. Graças a ele, a substância também serve para prevenir o envelhecimento precoce, já que protege as células dos danos oxidativos.

Logo após a sua descoberta, muitos estudos indicaram que a coenzima Q10 é um poderoso ergogênico, ou seja, ela é capaz de melhorar o desempenho físico, além de auxiliar na recuperação de lesões. Isso explica a sua popularidade em suplementos para atletas.

Para que é indicada a coenzima Q10?

A indicação para o consumo da coenzima Q10 é muito ampla. Ela pode ser consumida por quem busca apenas a proteção contra os radicais livres, mas também por quem precisa de mais energia e busca otimizar o desempenho em treinos. Porém, a maior indicação é para idosos e pessoas com alteração no metabolismo mitocondrial.

A coenzima Q10 também pode ser consumida associada aos benefícios ômega 3, uma dupla poderosa capaz de melhorar a produção energética e a saúde muscular. Esse suplemento e muitos outros estão disponíveis na Nature Center.

Benefícios da coenzima Q10

Os benefícios da coenzima Q10 são observados principalmente em órgãos que precisam de muita energia, como o coração, os músculos e o cérebro.  Com isso, ela está relacionada com a redução de problemas cardiovasculares, responsável pela prevenção da formação das chamadas placas ateroscleróticas, que causam o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Ainda, devido ao seu poder antioxidante, a coenzima Q10 protege as células do cérebro dos danos oxidativos, grandes responsáveis pelo desenvolvimento de doenças como Alzheimer e Parkinson. É comprovado também que a coenzima Q10 é eficiente quando se trata de melhorar a fertilidade, o que é especialmente benéfico para mulheres com idade mais avançada que querem engravidar.

Quais os sintomas da falta de coenzima Q10 no organismo?

O principal sintoma da falta de coenzima Q10 no organismo é a falta de energia, mas também podem surgir problemas cardíacos. A redução na produção dessa substância tende a ocorrer com frequência em pessoas que fazem uso de estatinas para diminuir o colesterol no sangue.

Vale destacar que investigação da falta de coenzima Q10 no organismo ainda precisa de mais estudos, visto que os sintomas são comuns a outros quadros clínicos e carência de outras substâncias. Porém, o consumo não apresenta efeitos colaterais.

Como tomar a coenzima?

O suplemento de coenzima Q10 deve ser consumido preferencialmente durante as refeições, por se tratar de uma substância lipossolúvel. Isso garante que os seus nutrientes sejam melhor absorvidos pelo organismo.

A dose máxima recomendada é 400 mg, mas a quantidade ideal para cada pessoa deve ser avaliada individualmente. Apesar de a substância não apresentar toxicidade, é importante considerar possíveis interações medicamentosas.

A suplementação de coenzima Q10 pode ser feita tanto por idosos por conta do envelhecimento, quanto por pessoas que buscam mais energia no dia a dia e proteção contra os danos oxidativos. Você pode encontrar suplementos de alta qualidade e procedência na Nature Center, nosso e-commerce focado na manutenção da saúde.