PUC MINAS POS-GRADUAÇÃO

Últimas Notícias
Micro-ondas: um potente recurso na hora de preparar sobremesas incríveis

Micro-ondas: um potente recurso na hora de preparar sobremesas incríveis

Seu aparelho é um verdadeiro aliado na cozinha e você não sabia disso? Descubra sobremesas deliciosas para preparar com nossas dicas e receitas

Sabe aquela vontade que vem do nada de comer um docinho? Todo mundo já passou por isso, mas nem sempre é rápido preparar uma sobremesa para saciar o desejo. Então, é importante contar com um aliado na cozinha.

Estamos falando do forno micro-ondas, que muitas vezes fica esquecido apenas para esquentar a refeição que sobrou do dia anterior. Mas, com um pouco de criatividade e os conhecimentos certos, você pode transformá-lo em um verdadeiro aliado no preparo de sobremesas.

Porém, por que usar o micro-ondas? Além de rápido e eficiente, ele é fácil de usar e facilita a limpeza da cozinha. Você pode fazer um bolo de caneca fofinho ou um pudim cremoso em questão de minutos. Parece um truque de mágica? Mas é real e muito mais fácil do que você imagina.

A seguir, aprenda algumas receitas de sobremesa para fazer no aparelho e crie pratos doces de dar água na boca em questão de minutos.

O que pode ser feito no forno micro-ondas?

1 – Bolo de caneca

  • Ingredientes: 4 colheres de farinha de trigo, 4 colheres de açúcar, 2 colheres de chocolate em pó, 1 ovo, 3 colheres de leite, 3 colheres de óleo, 1 colher de café de fermento em pó.
  • Modo de preparo: misture tudo na caneca, mexendo bem para não ficar nenhum gruminho. Leve ao aparelho por uns 3 minutinhos e pronto. É só se deliciar!

2 – Pudim de leite condensado

  • Ingredientes: 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 3 ovos, 1 xícara de açúcar para calda.
  • Modo de preparo: caramelize o açúcar numa forma própria para o eletrodoméstico. Bata o restante no liquidificador e despeje na forma. Cozinhe no micro-ondas por 10 minutos, deixando descansar por mais 10.

3 – Brownie rápido

  • Ingredientes: 4 colheres de açúcar, 2 colheres de chocolate em pó, 4 colheres de farinha de trigo, 2 colheres de manteiga, 2 colheres de água, uma pitada de sal.
  • Modo de preparo: misture tudo numa tigela até formar uma massa homogênea. Coloque num recipiente apropriado e leve ao eletrodoméstico por 3 a 4 minutos. Crocante por fora, macio por dentro. Irresistível!

4 – Maçã assada

  • Ingredientes: 1 maçã, 1 colher de açúcar, canela a gosto.
  • Modo de preparo: Retire o miolo da maçã, recheie com açúcar e canela, e leve ao aparelho por uns 5 minutinhos. O aroma que vai se espalhar pela casa é poesia pura!

5 – Brigadeiro

  • Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de manteiga.
  • Modo de preparo: misture tudo em um recipiente grande (para não transbordar) e leve ao aparelho por 6 a 8 minutos, mexendo a cada 2 minutos. Quando atingir o ponto de brigadeiro, deixe esfriar um pouco e aproveite!

6 – Cocada

  • Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 100 g de coco ralado, 1 colher de manteiga.
  • Modo de preparo: misture tudo em um recipiente e leve ao aparelho por 3 minutos. Mexa bem e volte ao forno micro-ondas por mais 2 minutos. Espere esfriar e sirva em pedaços.

Dicas para o sucesso

Para suas sobremesas saírem perfeitas, anote algumas dicas de ouro:

  • Use recipientes próprios para micro-ondas;
  • Mexa bem os ingredientes para que tudo cozinhe por igual;
  • Respeite os tempos de cozimento e as variações de cada aparelho;
  • Tenha cuidado ao retirar os recipientes para não queimar as mãos.

Experimente e inove

Cozinhar nesse aparelho é como brincar com uma caixa de surpresas. Experimente, invente, crie novas versões das suas receitas favoritas. Com o tempo, você vai descobrir que esse pequeno grande ajudante pode transformar qualquer dia comum numa festa de sabores.

Então, da próxima vez que bater aquela vontade de algo doce, lembre-se desse eletrodoméstico. Ele pode ser o herói discreto que vai salvar o seu dia com praticidade e muito sabor. Bon appétit e até a próxima aventura culinária!