Nos últimos anos o Brasil vem se tornando um dos países com maiores índices de profissionais afastados do trabalho pela síndrome de burnout. Mas, afinal, o que é burnout no trabalho? Quais são os sintomas? Existem formas de se prevenir? E, principalmente, como a empresa pode agir para evitar?
É necessário conscientizar empresários e colaboradores sobre seus sinais e formas de se evitar, para que seja possível um ambiente de trabalho mais saudável para todos. Entenda o que é essa síndrome e como podemos fazer para reduzir essa triste estatística.
O que é burnout no trabalho?
Quando falamos dos motivos de afastamento do trabalho, o burnout, infelizmente, vem dominando essa lista no Brasil. A Síndrome de Esgotamento Profissional, popularmente conhecida como Síndrome de Burnout, é um distúrbio emocional que tem como principal causa o estresse extremo causado pelo excesso de trabalho.
O burnout começou a ser percebido durante a pandemia de Covid-19, e de lá para cá os números vêm aumentando de forma exponencial, e ainda são poucas as empresas que se preocupam em tomar medidas preventivas sobre esse problema.
Causas do burnout no trabalho
Sabendo o que é burnout no trabalho fica mais fácil identificar as causas dessa síndrome. Na maioria das vezes a maior causa é o excesso de trabalho. Trabalhar em jornadas extremamente longas e cansativas, ou até mesmo em dupla ou tripla jornada de trabalho, leva o profissional ao esgotamento, ou seja, ao burnout.
Mas além do excesso, existem outras causas que podem ocasionar a síndrome: situação de conflito no trabalho exemplo, excesso de responsabilidade, cobranças excessivas, funções de alta responsabilidade e até mesmo a exigência de metas irreais.
O papel da empresa na prevenção do burnout
Como o gatilho para que o profissional desenvolva essa síndrome é o trabalho, é fundamental que as empresas desenvolvam maneiras de prevenção e auxílio quanto à saúde mental de seus colaboradores. Algumas ações que podem ser tomadas por empresas e gestores podem incluir:
- Mais flexibilidade para o colaborador equilibrar vida pessoal e profissional;
- Criar um ambiente propício para colaboração e apoio dentre a equipe;
- Evitar a sobrecarga de trabalho;
- Disponibilizar plataformas ou maneiras para cuidar da saúde mental;
- Criar um ambiente seguro que o colaborador se sinta confortável em compartilhar seus sentimentos e expectativas.
A liderança tem papel fundamental em criar um ambiente confortável, produtivo e saudável para seus colaboradores, e não há dúvidas de que essa é a maneira mais efetiva de prevenir o burnout.
Como identificar os sinais de burnout em sua equipe
Muito mais do que saber o que é burnout no trabalho, perceber os primeiros sinais e já tomar providências é indispensável para que o problema não se agrave. Esse é um problema de saúde que tem sinais iniciais que podem facilmente ser confundidos apenas com cansaço, mas é importante não ignorá-los.
Dentre os principais sintomas do burnout, podemos destacar: diminuição no rendimento do trabalho, queda na qualidade das entregas, atitudes negativas, problemas de comunicação e cooperação com a equipe, mudanças rápidas de humor ou até mesmo no comportamento, atitudes negativas e reclamações. Além disso, faltas e ausências por motivos de saúde também podem ser considerados sintomas.
Combate ao burnout: o que a empresa pode fazer?
Uma das principais medidas que a empresa pode tomar para combater o burnout é conscientizar seus colaboradores sobre o que é burnout no trabalho, seus sinais e maneiras práticas de evitá-lo.
Também é fundamental que a empresa disponibilize ferramentas ou canais que possam ser usados pelos colaboradores para cuidar da saúde mental, mesmo sem haver nenhum sintoma de burnout. Além, é claro, de criar um ambiente de trabalho saudável, humano e empático para a equipe.
Qual o custo do burnout para as empresas?
O burnout não causa danos e prejuízos apenas para os colaboradores. Ele também pode custar caro para a empresa, por ter mais funcionários afastados e até mesmo precisar realizar novas contratações. Em casos mais graves, os colaboradores que desenvolveram o problema de saúde por conta da conduta da empresa podem entrar com processo judicial.
A conscientização da importância da saúde mental no ambiente de trabalho se torna cada vez maior, e são necessárias medidas rápidas e efetivas para evitar que cada vez mais as empresas e seus colaboradores sofram com as consequências do burnout.