Últimas Notícias
Orientações importantes para quem planeja viajar o mundo

Orientações importantes para quem planeja viajar o mundo

Quer viajar pelo mundo? Conhecer países totalmente diferentes do seu? Então, confira as dicas abaixo

Viajar pelo mundo é um sonho para muitos, mas para transformar esse sonho em realidade, é necessário planejamento e preparação.

Aqui estão algumas indicações essenciais para garantir que sua aventura global seja incrível e livre de percalços.

Vai fazer uma viagem para a República Dominicana ver as praias? Ou para a Finlândia ver a aurora boreal? Independente do seu destino, estas dicas vão te ajudar!

1. Pesquise bem os destinos

Antes de começar a viajar, pense bem: para quais lugares do mundo você quer ir? Quer conhecer um pouquinho de cada continente? Quer visitar os locais de neve? Quer aproveitar o sol nas melhores praias?

Tudo isso vai depender do seu gosto, do seu poder aquisitivo, das atrações turísticas locais e de outros fatores. Fazer essa pesquisa é simples hoje em dia, com a internet, vai ajudar você a ter experiências melhores.

2. Cuide da documentação e das vacinas

Para viajar, você vai precisar de documentos e vacinas (em alguns lugares), então, prepare-se quanto antes para evitar problemas.

Os principais documentos são o passaporte, que você pode tirar junto com a Polícia Federal. Alguns países exigem também o visto, assim, você vai precisar comparecer na embaixada do país para fazer entrevistas ou testes sobre sua estadia no país.

Alguns lugares, como reservas indígenas ou a Antártica, exigem permissões especiais, mais difíceis de conseguir. Desse modo, procure as informações para cada caso específico.

E, por último (mas não menos importante), pesquise as vacinas necessárias para cada país. É um requisito legal e, ao mesmo tempo, protege você de doenças comuns na região.

3. Respeite a cultura e as normas locais

Apesar de alguns países terem uma cultura similar à nossa, em outros as coisas podem ser totalmente diferentes. Por isso, veja conteúdos no YouTube e em sites sobre a cultura e as normas do local para evitar problemas na localidade.

Em alguns casos, a etiqueta pode ser o exato oposto do que consideramos etiqueta no nosso país. Os horários para fazer as coisas também, assim como as leis. Tenha tudo isso em mente e a sua estadia será ótima para todos.

O idioma é igualmente um aspecto importante. Por isso, vale a pena aprender pelo menos as principais palavras de cada país, como “ajuda”, “telefone”, “água” e outras voltadas para a etiqueta, como “obrigado” e “por favor”.

4. Tome medidas para cuidar da sua saúde

Dois cuidados fundamentais com a saúde são o seguro-viagem e o kit de primeiros socorros. O primeiro pode ajudar a evitar muitas despesas inesperadas, pois pode incluir fatores como cobertura médica para casos de doenças ou acidentes, além de ter cobertura especial caso sua bagagem seja danificada ou se perca.

Um kit de primeiros socorros é fácil de fazer, com gaze, soro fisiológico, remédios comuns como dipirona e ibuprofeno, entre outros itens. Você pode comprar uma caixa pequena e organizar os artigos nela de maneira bem simples.

E tenha contatos de emergência! Deixe uma lista no seu celular e em um papel, tanto no seu bolso quanto na sua carteira. Desse jeito, se houver algum problema, as pessoas saberão para quem ligar.

5. Seja flexível e aproveite sua viagem

Nem sempre as coisas acontecem como queremos, e isso também é válido para viagens. Talvez você viajou para Paris e o Museu do Louvre estava fechado. De repente, você foi para a praia e o tempo estava chuvoso. Nessas ocasiões, o melhor a fazer é se adaptar.

Se você não conseguiu fazer as coisas que queria, sempre é possível voltar no local uma segunda vez. E não conseguir fazer algumas coisas pode te dar mais tempo para aproveitar com intensidade aquilo que você conseguiu fazer.

Por isso, seja otimista e grato por estar conhecendo novos lugares, culturas e pessoas.