A casa 3 e os signos de ar, segundo a astrologia, podem ajudar a entender a comunicação empresarial e nos relacionamentos
Uma pesquisa realizada pela revista britânica The Economist, intitulada Communication barriers in the modern workplace (Barreiras de comunicação no ambiente de trabalho moderno, em tradução livre) revela que 44% dos colaboradores perceberam atrasos ou falhas na conclusão de projetos devido à falta de comunicação.
Quanto ao impacto direto nos negócios, 18% afirmam que as falhas levaram à redução das vendas. Os problemas de comunicação também foram responsáveis pelo aumento de estresse (52%) e desânimo (31%).
A falta de comunicação afeta relacionamentos em todos os níveis, sejam eles profissionais ou pessoais. Por esse motivo, esse tema tem sido objeto de estudo para diferentes áreas, inclusive na astrologia.
Do ponto de vista astrológico, a comunicação pode ser analisada a partir de alguns elementos do mapa astral. A astróloga Cláudia Lisboa destaca que entender a casa 3 e os posicionamentos dos signos de ar é importante para compreender como acontecem as trocas entre as pessoas e as demais experiências que marcam o início do processo de socialização do indivíduo.
As posições dos astros podem ser obtidas ao fazer mapa astral. O documento pode ser elaborado em páginas e plataformas ligadas a astrologia, usando o local, a data e o horário do nascimento da pessoa.
Casa 3: a casa da comunicação
O mapa astral é o principal documento de estudo para os astrólogos e traz uma espécie de fotografia que representa como estava o céu no momento do nascimento de uma pessoa. Nele é possível encontrar diferentes elementos, incluindo os signos, os planetas e as casas astrológicas.
Ao começar a aprender astrologia, é comum se deparar com esses setores do mapa e entender que cada um deles é responsável por abordar temas diferentes. A terceira casa, por exemplo, é a que simboliza a informação e a troca.
Em seu blog, a astróloga Cláudia Lisboa explica que a casa 3 está associada ao signo de Gêmeos e simboliza os meios de comunicação, o aprendizado, as trocas entre as pessoas e as demais experiências que marcam o processo de socialização.
Na terceira casa do mapa astral, é desenvolvido o poder de escuta e de transformação. Cláudia destaca que os signos e os planetas posicionados nessa parte do mapa apontam o modo como a pessoa vivencia suas primeiras experiências de comunicação e de que forma ela aprendeu a aceitar ou não as diferenças entre si mesma e as pessoas à sua volta.
Uma pessoa que tem Netuno na casa 3, por exemplo, pode apresentar alguma dificuldade de comunicação, segundo o blog de Cláudia Lisboa. Essa configuração revela um certo obstáculo para a expressão, pois o astro está associado à subjetividade, aos sonhos e ao que não é palpável.
Por outro lado, outro posicionamento indica uma facilidade para se comunicar. É o caso de Marte, planeta que quando posicionado na terceira casa mostra coragem e praticidade para explorar as ideias e para ser persuasivo.
Ainda de acordo com a astróloga, essa casa também está relacionada ao poder de negociação e de circulação, mostrando como cada pessoa se comunica e aprende a defender seus próprios interesses.
Signos de Ar: os mais comunicativos do zodíaco
Na astrologia, os 12 signos revelam características pessoais ligadas aos elementos da natureza, sendo eles ar, água, terra e fogo. Segundo a astróloga Cláudia Lisboa, os signos de ar trazem uma mistura de intelectualidade, comunicação e adaptabilidade e, por isso, são considerados os mais comunicativos do zodíaco.
Conhecido como o signo da comunicação, Gêmeos é um dos signos de ar e ao lado dele, de acordo com a profissional, estão Libra e Aquário.
O ar simboliza a capacidade de estabelecer o entendimento das coisas, nomear objetos, sentimentos e expressar tudo isso por meio das palavras. Com ele, os indivíduos aprendem a se comunicar, trocar e compreender um universo além do próprio. Por isso, o posicionamento desses três signos pode ajudar a entender mais sobre a socialização e a interação, seja no ambiente escolar, profissional ou familiar.
A astróloga aponta ainda que o elemento ar estimula o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão sobre a vida e da criação de enredos para contar os fatos. Dessa forma, a posição desse elemento no mapa indica estímulos da mente para pensar, refletir e trocar informações.
Quem tem um dos três signos de ar na casa 3 pode desenvolver um potencial para a comunicação. Gêmeos, regido por Mercúrio, é versátil e rápido, sempre disposto a aprender e compartilhar informações, adaptando-se facilmente a qualquer conversa. Libra, por sua vez, é governado por Vênus, busca harmonia e equilíbrio nas interações, valorizando o diálogo respeitoso e diplomático, procurando entender o ponto de vista dos outros. Já Aquário, regido por Urano, traz originalidade e pensamento inovador, comunicando suas ideias de forma visionária e independente.