Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!
O que é uma exchange de criptomoedas e como funciona?
O que é uma exchange de criptomoedas e como funciona?

O que é uma exchange de criptomoedas e como funciona?

Está dando seus primeiros passos no mundo das criptomoedas? Então você provavelmente já se deparou com negociações.

Mas como essas plataformas funcionam? Este guia explicará o papel das exchanges, como elas operam e fornecerá algumas dicas para selecionar a melhor para sua primeira negociação.

O que é uma exchange de criptomoedas?

Uma exchange de criptomoedas, como o https://swapspace.co/pt/exchange/btc, é uma plataforma online para negociar criptomoedas como Bitcoin e Ethereum. É semelhante ao funcionamento de uma bolsa de valores, mas com as criptomoedas como o principal ativo negociável.

Essas plataformas facilitam a negociação de criptomoedas. Eles permitem que você troque uma criptomoeda por outra ou converta-a em moeda fiduciária. A maioria das pessoas começa com eles, seja para negociar rapidamente ou para trabalhar em um plano de longo prazo.

Sem essas trocas, você teria que procurar negociações diretas, o que pode ser complicado e levar mais tempo quando você está apenas começando.

Como funciona?

As exchanges de criptomoedas funcionam fornecendo um mercado para moedas digitais, conectando compradores e vendedores e mantendo as transações seguras. Começar a usá-los é simples. Basta criar uma conta, inserir seus dados e validar sua identidade.

Após acessar sua conta, você pode adicionar fundos via moeda fiduciária ou criptomoedas e começar a negociar. Você poderá acompanhar os preços em tempo real e colocar ordens de compra ou venda.

  • Uma ordem de mercado permite que você compre ou venda suas criptomoedas instantaneamente com o melhor preço. É rápido, mas o preço pode mudar um pouco durante o processo.
  • Com uma ordem limitada, você escolhe o preço que está disposto a pagar ou receber. Se alguém combinar seu preço limite com uma ordem de mercado, a negociação será feita automaticamente, embora possa demorar mais.

Pode acompanhar o andamento do seu pedido em ambos os casos e, uma vez concluído, seu saldo atualizado aparecerá em sua conta. Após a negociação, você pode sacar seus fundos.

Além da negociação, muitas exchanges também oferecem soluções de armazenamento usando carteiras internas. Assim, pode economizar seus fundos dentro da plataforma. Os traders ativos podem achar isso conveniente, mas traz riscos, pois as exchanges podem ser alvos de hacks. Para maior proteção e preservação a longo prazo, é aconselhável transferir seus ativos para uma carteira descentralizada ou fria. Quanto aos saques, algumas carteiras permitem saques diretos, enquanto outras exigem o uso de uma exchange P2P.

Terá que cobrir uma taxa de comissão para negociar na exchange, pois as exchanges de criptomoedas lucram mantendo uma parte de cada transação. Essa taxa geralmente é uma porcentagem do valor da negociação. Algumas exchanges também podem cobrar uma taxa ao sacar suas criptomoedas ou oferecer recursos adicionais, como negociação mais rápida, a um custo extra.

Por que as pessoas usam exchanges de criptomoedas?

Como mencionamos, as exchanges são o principal método pelo qual as pessoas interagem com o mercado de criptomoedas. Algumas das razões são as seguintes:

  • Conveniência: É muito mais fácil comprar ou vender tokens por meio de exchanges automatizadas do que lidar com transações ponto a ponto.
  • Variedade: As exchanges reúnem várias criptomoedas em um só lugar, para que você possa investir em diferentes ativos.
  • Liquidez: Como muitas pessoas usam a plataforma, as negociações geralmente correspondem rapidamente.
  • Acessibilidade: Com as exchanges de criptomoedas operando o dia todo, todos os dias, você pode negociar a qualquer momento.
  • Extras: Muitas plataformas também incluem recursos como staking, empréstimos e muito mais.

Tipos de exchanges de criptomoedas

Existem cerca de 150 exchanges de criptomoedas em todo o mundo, desde plataformas grandes e respeitáveis até plataformas mais específicas e menos conhecidas. Como você pode esperar, nem todos eles são criados iguais. Estes são os principais tipos:

  • Exchanges centralizadas: atuando como intermediárias, essas exchanges monitoram transações e retêm fundos. Sua simplicidade os torna populares, mas o armazenamento centralizado de fundos aumenta o risco de serem hackeados.
  • Exchanges descentralizadas: essas exchanges funcionam sem intermediários, permitindo a negociação direta de criptomoedas em livros públicos. As DEXs geralmente oferecem maior segurança, embora possam ser mais complicadas para iniciantes, pois você precisará gerenciar suas chaves privadas por conta própria.
  • Exchanges híbridos: combine o melhor dos dois tipos: privacidade, segurança e facilidade de uso. No entanto, atualmente eles não têm o volume necessário para servir como plataformas primárias para negociação de criptomoedas.

Naturalmente, a segurança é sempre uma preocupação quando se trata de ativos digitais. As exchanges de criptomoedas podem ser seguras se tiverem uma boa proteção, mas o fator de risco depende da reputação da plataforma e de seus recursos de segurança. No entanto, você também pode tomar medidas para proteger sua conta, como habilitar a autenticação de dois fatores (2FA), usar senhas fortes e armazenar seus fundos em carteiras privadas.

Como negociar em uma exchange de criptomoedas?

Negociar em uma exchange de criptomoedas é bastante simples e consiste em várias etapas. Primeiro, você cria uma conta e deposita fundos. Normalmente, você pode fazer isso por transferência bancária, cartão de débito ou até mesmo PayPal em algumas plataformas.

Em seguida, você escolhe as criptomoedas que deseja negociar. O número de opções depende da plataforma, mas geralmente há muitas por onde escolher. Em seguida, você faz um pedido e confirma sua negociação. Assim que a transação for concluída, seu saldo refletirá a alteração. Se você não planeja mais negociar, considere mover seus fundos para uma carteira segura por segurança.

Para garantir uma experiência tranquila em sua primeira troca, considere estes fatores:

  • Comece com uma pequena quantidade para se familiarizar com o processo.
  • Fique por dentro das novidades que podem afetar os preços.
  • Sempre pesquise as taxas que podem estar envolvidas.
  • Esteja ciente dos limites de retirada, especialmente para grandes quantias.
  • Acompanhe as tendências e notícias do mercado para escolher o momento certo para suas negociações.

Como escolher uma exchange de criptomoedas?

Com tantas opções, escolher a plataforma certa pode ser complicado. Para selecionar a exchange de criptomoedas certa, considere seus recursos de segurança, taxas, seleção de ativos, suporte ao cliente, liquidez e facilidade de uso.

Dado seu papel fundamental na negociação de criptomoedas, fazer a escolha certa estabelecerá as bases para o seu sucesso. Ao fazer sua pesquisa e ser cauteloso, certamente poderá navegar na negociação de criptomoedas com segurança.