Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!
Como funciona o consórcio de carros usados? Entenda em detalhes!

Como funciona o consórcio de carros usados? Entenda em detalhes!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Entender como funciona o consórcio de carros usados é muito importante se você deseja adquirir um veículo de forma mais planejada e sem precisar do dinheiro de entrada. Por sinal, saiba que essa modalidade de autofinanciamento não para de crescer no Brasil.

Segundo a ABAC, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, em 2023, houve mais de 1 milhão de contemplações, que supera os números alcançados no ano anterior em 10,4%.

Esse contínuo crescimento se dá em face das diversas vantagens que o consórcio oferece. Os segmentos mais utilizados, por exemplo, são para aquisição de motos (com 478,52 mil contemplados) e veículos leves (com 424,59 mil).

Esses números só comprovam que contratar um consórcio é uma boa ideia, porém, é preciso entender como ele funciona na prática e seus prós e contras. Continue a leitura e saiba mais sobre como comprar um veículo usado com a carta de crédito!

Como funciona o consórcio de carros usados?

O consórcio de carros usados funciona de forma similar a outros tipos de consórcios, como de imóveis, construção e reformas. O interessado escolhe o valor da sua parcela mensal e o prazo de duração do plano. Assim, participa de um grupo, que, de modo coletivo, faz uma espécie de poupança ao reunir os valores todos os meses no fundo comum.

Periodicamente, há as chamadas assembleias. Nelas, a administradora compartilha mudanças e novidades e realiza sorteios para contemplar um ou mais participantes com a carta de crédito (o valor do carro escolhido).

Aqui, a contemplação pode ser feita por sorteios ou lances, que são adiantamentos de parcelas para receber mais rapidamente o valor desejado. Caso o consorciado dê um lance mais alto do que os outros participantes, é contemplado antes.

E, mesmo que o participante receba a carta de crédito antes do fim da duração do plano, é necessário quitar todas as parcelas até o final do prazo do consórcio contratado.

Taxas do consórcio

Ao falar sobre como funciona o consórcio de carros usados, é preciso entender quais taxas estão embutidas em suas parcelas mensais.

Há a taxa de administração, que se refere à remuneração recebida pela administradora por conta da prestação de seus serviços e do gerenciamento dos recursos.

E, também, há a taxa do fundo de reserva, que garante o pagamento da carta de crédito mesmo se houver inadimplências e falecimentos entre os participantes.

Bem, essas são as taxas obrigatórias. As adicionais, como o seguro, variam de acordo com a administradora do consórcio, assim como seus valores.

Quais as vantagens e desvantagens do consórcio de carros?

Como qualquer tipo de operação financeira, o consórcio também apresenta vantagens e desvantagens. Na verdade, os pontos negativos podem ser vistos como falta de compatibilidade do perfil da pessoa com seu método de funcionamento.

Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens do consórcio de carros e veja se ele é para você!

Vantagens do consórcio de carros usados

  • Ausência de juros: o que existe é a cobrança de outras taxas, como a administrativa e de fundo de reserva. Em alguns casos, há a inclusão de uma tarifa de seguro, que é opcional.
  • Maior flexibilidade: o consorciado escolhe o valor da parcela que será paga mensalmente e a duração do plano de consórcio. Logo, é mais fácil se planejar financeiramente.
  • Burocracia reduzida: não há análise de crédito, nem a espera de dias para a aprovação. A participação é imediata após a assinatura do contrato.
  • Maior poder de compra: o consorciado recebe o valor do bem à vista e, assim, tem mais oportunidades ao negociar um carro usado e reduzir seu preço.

Desvantagens do consórcio de carros usados

  • Compra a médio e longo prazo: pessoas que desejam adquirir o carro imediatamente não têm o perfil do consórcio, que é considerado um investimento de médio a longo prazo.
  • Riscos de inadimplência e irregularidades de outros participantes: o que é resolvido com o fundo de reserva criado pela cobrança da taxa aos consorciados. Caso haja algum problema, os outros participantes não são impactados.
  • Necessidade de disciplina financeira: na verdade, isso pode ser uma vantagem ou desvantagem do consórcio de carros usados. A ideia é que a pessoa consiga se organizar mensalmente para guardar dinheiro e cumprir com suas obrigações.

Bem, percebeu que as vantagens são muito maiores do que as desvantagens, certo? Afinal, quando o consórcio é feito com uma administradora de alta qualidade, os riscos são reduzidos, oferecendo maior segurança aos participantes.

Como comprar um veículo usado com carta de crédito?

Após ser sorteado ou dar um lance maior, o consorciado recebe a carta de crédito. Porém, para isso, é preciso seguir alguns passos para, de fato, realizar a compra.

Entenda o passo a passo de como comprar um veículo usado com carta de crédito.

  1. Liberação da carta de crédito: o participante não pode estar com o nome sujo devido às dívidas ou, então, com parcelas do consórcio atrasadas.
  2. Apresentação de todos os documentos exigidos pela administradora: como CNH, RG, CPF, comprovante de residência e de renda etc.
  3. Após a análise, a administradora entrega a carta de crédito ao consorciado.
  4. Escolha do veículo desejado e envio da documentação do carro para a administradora, conforme determinado no contrato.
  5. Pagamento à vista com o valor da carta de crédito, que vai diretamente para o vendedor ou a concessionária.

Qual o melhor consórcio de carros?

Um aspecto crucial na hora de se organizar para investir na compra de um veículo é pesquisar qual o melhor consórcio de carros. Para tal, confira se a administradora é regularizada nos órgãos do setor, procure informações sobre ela na internet e no Reclame Aqui e, ainda, compare as taxas cobradas entre elas.

Por falar nisso, você conhece a Racon? A companhia é especialista em consórcios para a aquisição de veículos e imóveis, com mais de:

  • R$ 23 bilhões de créditos distribuídos;
  • 158 mil clientes contemplados;
  • 256 mil cotas comercializadas.

Conheça a administradora e tire seus projetos do papel!

Este texto foi escrito pela Racon Consórcios, que está no mercado desde 1991. É uma marca do grupo Randon Administradora de Consórcios, que atua ainda em diversos segmentos, como: veículos, imóveis, transporte pesado, máquinas agrícolas e afins.

 

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros.com.br e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!