💬
Últimas Notícias
AMAMS e Copasa discutem ampliação do saneamento básico no Norte de Minas
AMAMS e Copasa discutem ampliação do saneamento básico no Norte de Minas / Foto:AMANS

AMAMS e Copasa discutem ampliação do saneamento básico no Norte de Minas

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Na tarde de quinta-feira (17/07), a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) deu início a uma série de tratativas com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para ampliar os serviços de saneamento básico na região Norte de Minas. A reunião aconteceu com o gerente regional da Copasa, Rômulo Souza Lima, e contou com a participação de representantes municipais preocupados com a falta de infraestrutura de esgoto em seus municípios.

📍 Onde e quando aconteceu a reunião?

O encontro foi promovido pela AMAMS em sua sede, localizada em Montes Claros, e reuniu prefeitos e gestores públicos da região. A reunião teve como foco principal a expansão dos serviços de água e esgoto, especialmente em cidades que ainda não contam com redes adequadas de coleta e tratamento.

👥 Como está sendo conduzido o processo?

Segundo o presidente da AMAMS, Ronaldo Soares Mota Dias, também prefeito de São João da Lagoa, cerca de 30 a 40 prefeitos manifestaram interesse em transferir a concessão dos serviços de saneamento para a Copasa ou sua subsidiária, Copanor. A associação já iniciou um levantamento técnico para mapear a situação de cada município e elaborar um diagnóstico regional detalhado.

Atualmente, os serviços de saneamento no Norte de Minas são prestados por duas modalidades:

  • Diretamente pela Copasa
  • Por meio de Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs), mantidos pelas prefeituras

💧 Por que essa iniciativa é importante?

A falta de redes de esgoto afeta diretamente a qualidade de vida da população, além de comprometer a saúde pública e o meio ambiente. A proposta da AMAMS busca regionalizar e integrar os serviços, garantindo mais eficiência, investimentos e cumprimento das metas do Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020), que prevê universalização do acesso à água e esgoto até 2033.

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Vanfall Chegou a Montes Claros !!!

Sobre Jornal Montes Claros

Últimas notícias de Montes Claros e da região Norte de Minas Gerais. Acompanhe a cada minuto ás informações em tempo real de interesse para o cidadão.
💬