Sesc Montes Claros
Brasil inaugura primeiro SAMU 192 Indígena com atendimento bilíngue e 24h | Jornal Montes Claros
Últimas Notícias
Brasil inaugura primeiro SAMU 192 Indígena com atendimento bilíngue e 24h
Brasil inaugura primeiro SAMU 192 Indígena com atendimento bilíngue e 24h / Foto: João Risi / MS

Brasil inaugura primeiro SAMU 192 Indígena com atendimento bilíngue e 24h

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Em uma iniciativa inédita e histórica, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, inaugurou no último sábado (9), Dia Internacional dos Povos Indígenas, o primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Indígena do Brasil. O serviço funcionará 24 horas por dia na Aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS), atendendo cerca de 25 mil indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena.

Atendimento bilíngue e culturalmente adequado

O novo SAMU conta com 14 profissionais, sendo sete indígenas fluentes em guarani, o que garante um atendimento bilíngue e culturalmente sensível. A base do serviço foi instalada na área do Hospital da Missão Evangélica Kaiowá, e cada espaço da unidade recebeu nomeações em guarani, reforçando o respeito às tradições locais.

“Essa ação integra os esforços para garantir atenção integral à população indígena, começando pela atenção primária à saúde”, destacou Weibe Tapeba, secretário de Saúde Indígena.

Redução no tempo de espera

Com a nova ambulância exclusiva, o tempo médio de espera para atendimentos de urgência será reduzido pela metade. Antes, os indígenas dependiam da unidade urbana do SAMU 192 de Dourados. O Ministério da Saúde fará um repasse anual de R$ 341 mil para o custeio do serviço móvel indígena.

Expansão do SAMU em todo o país

Desde o início de 2023, o Ministério da Saúde já entregou 2.462 novas ambulâncias do SAMU 192, número seis vezes maior que o registrado entre 2019 e 2022. Atualmente, mais de 4,3 mil ambulâncias estão em circulação, atendendo 190 milhões de brasileiros em 4.207 municípios. A meta é universalizar o SAMU 192 até o fim de 2026, com previsão de entrega de mais 2,3 mil ambulâncias, sendo 1,3 mil já previstas para 2025.

Inclusão e fortalecimento do SUS

O projeto piloto do SAMU Indígena reforça o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) com a inclusão, equidade e respeito às especificidades culturais dos povos originários. Os pacientes serão encaminhados para hospitais de referência, como o Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD), que também conta com profissionais fluentes em guarani.

Jornal Montes Claros | Texto: Jornal Montes Claros – com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Seja Pareceiro MASTER do Jornal Montes Claros (CLIQUE AQUI)

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros.com.br e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Vanfall Chegou a Montes Claros !!!

Sobre Jornal Montes Claros

Últimas notícias de Montes Claros e da região Norte de Minas Gerais. Acompanhe a cada minuto ás informações em tempo real de interesse para o cidadão.