💬
Montes Claros - Livro sobre psicanálise nas políticas públicas será lançado na Unimontes no dia 21
Montes Claros - Livro sobre psicanálise nas políticas públicas será lançado na Unimontes no dia 21

Montes Claros – Livro sobre psicanálise nas políticas públicas será lançado na Unimontes no dia 21

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Montes Claros — 14 de outubro de 2025. Na próxima terça-feira, 21 de outubro, será lançado o livro “Vulnerabilidade, desamparo e laço: a psicanálise nas políticas públicas”, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento ocorrerá no auditório do Circuito do Conhecimento, das 19h às 21h, com entrada gratuita.

Organizado pelas psicólogas Rosângela Silveira, Leônia Cavalcante Teixeira, Márcia Cristina Maesso e Maria Lívia Tourinho Maretto, a obra reúne relatos de casos complexos vivenciados durante a pandemia de Covid-19, especialmente em Montes Claros. O conteúdo é fruto do VII Encontro Nacional do Grupo de Trabalho “Psicanálise, Política e Clínica”, realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) da Unimontes.

O livro, publicado pela Editora Pontes, apresenta oito artigos sobre experiências locais e 13 artigos de comentários de docentes de pós-graduação de diversas universidades brasileiras. Os textos abordam situações enfrentadas por equipes da Rede de Atenção Psicossocial, Assistência Social, Segurança Pública e outras políticas intersetoriais, além de residentes dos programas da Unimontes.

A proposta da obra é contribuir para a formação acadêmica e o aprimoramento das práticas profissionais voltadas ao cuidado de sujeitos em situação de vulnerabilidade, por meio da aplicação da psicanálise em contextos coletivos e interdisciplinares.

As organizadoras do livro são referências na área:

  • Rosângela Silveira é doutora em Psicologia, mestre em Saúde Pública e colaboradora dos programas de extensão e pós-graduação da Unimontes.
  • Leônia Cavalcante Teixeira é professora titular da Universidade de Fortaleza (UniFor), com pós-doutorado em Psicologia.
  • Márcia Cristina Maesso atua na Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Psicanálise e Linguagem.
  • Maria Lívia Tourinho Maretto é professora titular do Instituto de Psicologia da USP e coordenadora do Laboratório de Pesquisa Psicanálise, Saúde e Instituição (LABPSI).

Redação Jornal Montes Claros | Texto: Jornal Montes Claros – com informações da Unimontes

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Vanfall Chegou a Montes Claros !!!

Sobre Jornal Montes Claros

Últimas notícias de Montes Claros e da região Norte de Minas Gerais. Acompanhe a cada minuto ás informações em tempo real de interesse para o cidadão.
💬