Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  

PUBLICIDADE

COPASA - MONTES CLAROS
Inicio » Internacional » Europa » Europa – Escócia decide o futuro do Reino Unido em referendo sobre independência

Europa – Escócia decide o futuro do Reino Unido em referendo sobre independência

A Escócia comparece às urnas nesta quinta-feira (18) para o referendo de independência que decidirá o futuro do Reino Unido após 300 anos de existência.

Europa - Escócia decide o futuro do Reino Unido em referendo sobre independência
Europa – Escócia decide o futuro do Reino Unido em referendo sobre independência

Os locais de votação abriram as portas às 6h GMT (3h de Brasília) e os eleitores terão a possibilidade de depositar os votos até 21h GMT (18h de Brasília).

Os defensores da independência e os partidários da permanência da Escócia no Reino Unido tentavam influenciar até o último momento os eleitores.

Quase 4,3 milhões de residentes na Escócia devem responder “sim” ou “não” à pergunta “Você acredita que a Escócia deveria ser um Estado independente?”.

O tema monopoliza a imprensa britânica e os jornais escoceses têm manchetes como “O dia do destino” (The Scotsman) e “Escolha bem, Escócia” (Daily Record).

Uma das celebridades que havia permanecido em silêncio sobre o tema, o tenista Andy Murray, parece ter feito sua escolha.

“Grande dia para a Escócia hoje! A negatividade da campanha do ‘não’ nos últimos dias mudou totalmente minha visão, ansioso para ver o resultado. Vamos fazer!, escreveu no Twitter.

A mensagem de Murray foi compartilhada mais de 12 mil vezes. Apesar do apoio, o tenista, de 27 anos, não pode votar no referendo por não morar na Escócia.

“É o dia mais importante da democracia escocesa, um dia que a Escócia não esquecerá”, disse o líder independentista e chefe de Governo, Alex Salmond, no ato que encerrou a campanha na quarta-feira à noite.

Os resultados totais e definitivos serão conhecidos a partir de 5h GMT (2h de Brasília) de sexta-feira. O referendo não terá pesquisas de boca de urna, mas se a margem de diferença for grande, o resultado pode ser conhecido antes.

A última pesquisa, divulgada a 24 horas da votação, apontava uma vantagem de 5% do ‘não’. De acordo com a sondagem do instituto Panelbase, que entrevistou 1.000 pessoas, o ‘não’ à independência tinha 50%, o “sim” 45% e outros 5% estavam indecisos.

Mulheres e idosos parecem ser as pessoas com mais dúvidas sobre a independência, enquanto os homens da faixa dos 30 aos 60 anos são os mais favoráveis. Os jovens são considerados os mais voláteis. Pela primeira vez pessoas a partir de 16 anos podem votar no país.

AFP

Leia Também

Carreta Brahma chega ao norte de Minas para animar galera antes da Expomontes

Carreta Brahma chega ao norte de Minas para animar galera antes da Expomontes

* Por: Jornal Montes Claros - 20 de junho de 2018. Carreta Brahma chega ao …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).