Inicio » Internacional » Europa » Europa – Polícia britânica prende mais 2 homens ligados ao terrorismo

Europa – Polícia britânica prende mais 2 homens ligados ao terrorismo

A polícia britânica prendeu nesta sexta-feira em Londres mais duas pessoas vinculadas a grupos islamitas, um dia depois da detenção de outras nove na mesma operação.

Anjem Choudary foi preso nesta quinta-feira em Londres
Anjem Choudary foi preso nesta quinta-feira em Londres

Os dois homens, de 42 e 33 anos, que não tiveram as identidades reveladas, foram detidos durante a madrugada em um veículo na autoestrada M6, que liga a região central ao norte da Inglaterra, informou a Scotland Yard.

De acordo com um comunicado, as detenções são parte de “uma investigação sobre terrorismo islâmico e não são a resposta a nenhuma ameaça imediata”.

Na mesma operação, a polícia prendeu na quinta-feira um clérigo islâmico e outras oito pessoas por ligação com uma organização extremista.

Os detidos são suspeitos de pertencer ou apoiar uma organização ilegal, Al-Muhajirun, fundada pelo clérigo Anjem Chudary, também preso, e de estimular atos terroristas.

O grupo Al-Muhajirun tem como objetivo derrubar o governo britânico e contribuir para a implantação de um califado mundial, segundo o Centro para o Estudo da Radicalização e a Violência Política, que tem sede em Londres.

A operação coincide com a votação, nesta sexta-feira na Câmara dos Comuns, da proposta do governo britânico de participar na ofensiva aérea americana contra o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque.

A proposta, que deve ser aprovada, se compromete a não enviar tropas de infantaria e afirma que o governo voltaria a solicitar a permissão do Parlamento se desejar ampliar os bombardeios à Síria, o outro país de operação do EI.

AFP


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).