Foi aprovado, nesta quinta-feira (25), durante reunião da Câmara Municipal, projeto de resolução que altera a data instituída para entrega do diploma de mérito social Zilda Arns Neumann. O diploma é uma condecoração da casa legislativa concedida às pessoas ou instituições que tenham se destacado na área de assistência social no município.

A partir da alteração, o diploma pode passar a ser concedido em qualquer época do ano, não apenas no dia 25 de agosto, data em que era previsto e na qual se comemora o aniversário de Zilda Arns.
A modificação foi proposta pelo vereador Edmilson Magalhães (PP). De acordo com o vereador, o diploma é uma das mais importantes condecorações oferecidas pela Câmara.
– Fizemos a alteração para dar mais liberdade à escolha. É muito importante homenagear quem desempenha um papel social relevante, semelhante à Zilda, porque é através dessas pessoas que vemos que a sociedade ainda pode virar esse jogo de descaso que tem enfrentado. Devemos reconhecer e homenagear ações de altruísmo – explicou Edmilson.
Exemplo de vida
Zilda Arns Neumann foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB).
Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação. Em 2012 numa seleção por um formato internacional, Arns foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos.
Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país. No dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba,9 o país foi atingido por um violento terremoto. A Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe.