Últimas Notícias

Montes Claros – Lançamento do Prêmio Zumbi dos Palmares será nesta segunda-feira

Na tarde da próxima segunda-feira, 13, às 15 horas, será realizada a solenidade de lançamento da edição 2014 do Prêmio Zumbi dos Palmares, na sede da Prefeitura. Promovido pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o concurso tem o objetivo de permitir aos alunos da rede pública o desenvolvimento de atividades que promovam a igualdade étnico-racial e a ampliação dos debates em torno de seus aspectos socioeconômicos e culturais. Este ano, o Prêmio Zumbi dos Palmares tem como tema “Consciência Negra: Inclusão, Diversidade e Igualdade” e é voltado aos alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), regularmente matriculados no Sistema Municipal e Estadual de Ensino.

Montes Claros - Lançamento do Prêmio Zumbi dos Palmares será nesta segunda-feira
Montes Claros – Lançamento do Prêmio Zumbi dos Palmares será nesta segunda-feira

Os candidatos poderão se inscrever nas categorias A – Desenho (para alunos do 1º ao 5º ano); e B – Redação (estudantes do 6º ao 9º ano e EJA). As inscrições serão realizadas na sede da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (avenida Dulce Sarmento, nº 2.076, sala 24), até o dia 10 de novembro, por meio da entrega dos trabalhos e preenchimento da ficha de inscrição. Cada unidade de ensino poderá inscrever até três trabalhos por categoria. O concurso será composto por duas etapas: a primeira delas realizada na própria unidade de ensino, onde serão classificados três trabalhos porcategoria, e a segunda através da avaliação da Comissão Julgadora do concurso. 

O resultado será divulgado até o dia 21 de novembro e os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: criatividade e originalidade; fidelidade ao tema; correção gramatical e ortográfica; e objetividade, organização, desenvolvimento e conclusão das ideias, quando se tratar de redação. Serão premiados quatro trabalhos em cada categoria, em solenidade que será realizada no dia 28 de novembro.

Quem foi Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares nasceu em 1655, na Serra da Barriga, então Capitania de Pernambuco, e foi o principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, uma comunidade livre formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas. Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.