Últimas Notícias

Hannah Arendt é lembrada em doodle que celebra seus 108 anos

O 108º aniversário de Hannah Arendt é comemorado nesta terça-feira e o Google publicou um novo doodle em homenagem a autora alemã. Uma das principais fontes da teoria política da 1ª metade do século XX, Arendt também é ligada ao pensamento filosófico, mas preferiu negar esse rótulo.

Hannah Arendt é lembrada em doodle que celebra seus 108 anos
Hannah Arendt é lembrada em doodle que celebra seus 108 anos

Para explicar o motivo de seu pensamento não ser filosófico, dizia: “quem habita este planeta não é o Homem, mas os homens. A pluralidade é a lei da Terra”. Ou seja, o foco de seu trabalho era no “homem no singular”.

Nascida em 14 de outubro 1906, Hannah é conhecida por livros como “As origens do totalitarismo”, “A condição humana” e “Sobre a Revolução”, mas ficaria mundialmente conhecida por “Eichmann em Jerusalém” – o livro reúne os cinco artigos da autora alemã para a revista New York sobre o julgamento do criminoso de guerra alemão Adolf Eichmann em Israel.

Hannah Arendt morreu em 4 de dezembro de 1975, nos Estados Unidos, aos 69 anos de idade. Ela ainda teve um amplo histórico como professora em universidades americanas.