Últimas Notícias

Europa – Igreja da Inglaterra nomeia primeira mulher para bispado

A Igreja da Inglaterra nomeou sua primeira bispa nesta quarta-feira, superando anos de tradição e divisão sobre a questão de indicar uma mulher para esse alto cargo religioso.

Europa - Igreja da Inglaterra nomeia primeira mulher para bispadoEuropa - Igreja da Inglaterra nomeia primeira mulher para bispado
Europa – Igreja da Inglaterra nomeia primeira mulher para bispado

A reverenda Libby Lane, de 48 anos, mãe de dois filhos, foi nomeada a nova bispa de Stockport, no norte da Inglaterra.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse pelo Twitter: “Parabéns à reverenda Libby Lane por se tornar a primeira mulher a ser bispo da Igreja. Uma nomeação histórica e um importante dia para a igualdade.”

O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja, disse que ela era uma “escolha maravilhosa”.

Após um longo e enérgico debate, o sínodo da Igreja da Inglaterra votou em julho para permitir que mulheres se tornassem bispas e formalmente adotaram a resolução no mês passado.

Mulheres podem ser sacerdotes na Igreja desde 1994, uma decisão que levou cerca de 470 sacerdotes homens a abandonarem seus cargos em protesto, muitos deles da Igreja Católica Romana.

“É uma alegria inesperada eu estar aqui hoje”, disse Lane em seu discurso de aceitação. “É um dia memorável para mim e eu percebo um dia histórico para a Igreja.”