Últimas Notícias

Educação – Unimontes cria grupo de trabalho para proposta de adesão ao SISU a partir do 1º semestre/2016

Educação – Unimontes cria grupo de trabalho para proposta de adesão ao SISU a partir do 1º semestre/2016

Educação - Unimontes cria grupo de trabalho para proposta de adesão ao SISU a partir do 1º semestre/2016
Educação – Unimontes cria grupo de trabalho para proposta de adesão ao SISU a partir do 1º semestre/2016

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai aderir ao Sistema de Seleção Unificada – Sisu –, do Ministério da Educação (MEC), para o ingresso aos seus cursos de graduação. A proposta de adesão está prevista para a partir do primeiro semestre de 2016. Para os procedimentos de inserção ao Sisu foi constituído um grupo de trabalho com o objetivo de agilizar as ações para efetivar a implantação no âmbito da universidade.

.

Instituído por intermédio de portaria assinada pelo reitor João dos Reis Canela (nº 73/2015), o grupo é formado por professores da Universidade e conta, ainda, com representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A adesão ao Sisu foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) e pelo Conselho Universitário (Consu).

O grupo de trabalho é presidido pela professora Francely Aparecida dos Santos (pró-reitora adjunta de Ensino) e tem como componentes os professores João Felício Rodrigues Neto (pró-reitor de Ensino), Jussara Maria de Carvalho Guimarães (pró-reitora de Extensão), Roney Versiani Sindeaux (pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças), Alcino Franco de Moura Júnior (diretor de Tecnologia da Informação), Reinaldo Marcos Batista Teixeira (presidente da Comissão Técnica de Concursos/Cotec) e Geralda Eliana Veloso de Sá (também componente da Cotec).

Ainda conforme a portaria, integram o grupo de trabalho Alysson Danilo Dantas Silva (diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos) e André Vinícius Chamone Cangussu (secretário geral da Unimontes) e um representante do DCE.

JUNTO À COMUNIDADE ACADÊMICA

A professora Francely Aparecida dos Santos explica que, conforme estabelecido em portaria, o grupo de trabalho vai atuar junto à comunidade acadêmica, acolhendo propostas e sugestões das diretorias de centros, departamentos e colegiados de coordenação didática para a efetivação da adesão ao sistema de seleção unificada do MEC.

“Com a adesão ao Sisu, a proposta da Unimontes é aprimorar cada vez mais a qualidade do ensino superior”, afirma a presidente do grupo de trabalho. Ela explica que, com a participação dos representantes da comunidade acadêmica, a universidade vai elaborar a proposta a ser enviada ao Ministério da Educação, comunicando oficialmente a adesão.

O Sisu substituirá o antigo vestibular, com a seleção dos alunos dos cursos de graduação sendo feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscreverem no Sisu no primeiro semestre de 2016, os estudantes deverão participar das provas do Enem prevista para o meio deste ano.

PAES E COTEC

A pró-reitora adjunta de Ensino da Unimontes explica que, mesmo com a adesão ao Sisu, as atividades da Comissão Técnica de Concursos da Unimontes estão mantidas. A Cotec é a responsável pelo Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), que terá continuidade – independente do Sisu.

A professora Francely dos Santos explica que os cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu. Portanto, a Cotec continuará responsável pelos processos seletivos desses cursos, além de promover concursos e seleções públicas de servidores para a própria universidade, prefeituras, câmaras municipais e outros órgãos.