FENICS 2019 - ACI

Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Divulgado último índice de infestação do Aedes aegypti em Montes Claros

Montes Claros – Divulgado último índice de infestação do Aedes aegypti em Montes Claros

Montes Claros – Divulgado último índice de infestação do Aedes aegypti em Montes Claros

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados do segundo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti) realizado em 2016, na cidade de Montes Claros.

A pesquisa, realizada no período de 24 a 26 de outubro, demonstrou um valor médio de 1,9%, ou seja, de cada 1.000 casas pesquisadas pelos agentes do CCZ, 19 apresentaram criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Montes Claros - Divulgado último índice de infestação do Aedes aegypti em Montes Claros
Montes Claros – Divulgado último índice de infestação do Aedes aegypti em Montes Claros

A pesquisa indica um aumento no índice de infestação em relação ao último LIRAa feito na cidade, no período de 29 de junho a 01 de julho. Na ocasião, verificou-se um valor médio de 0,9%. Segundo os parâmetros do Ministério da Saúde, índice inferior a 1% é considerado de baixo risco, de 1% a 3,9%, médio risco, e acima de 3,9%, alto risco de transmissão da dengue. Foram pesquisados, neste último LIRAa, 9.376 imóveis, representando aproximadamente 4,5% dos imóveis da cidade.

Os locais em que foram encontrados criadouros do Aedes com maior frequência foram: depósitos para armazenamento de água ao nível do solo (tambor, tonel, tina), com 43,2%; depósitos fixos (lajes, ralos, tanques e piscinas), com 25,5%; bebedouros em geral, vasos e frascos com água, 19,8%.

As principais recomendações para evitar a dengue são:

– providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;

– limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;

– destinar o lixo para coleta pública;

– escoar a água dos pratos de planta;

– limpar e drenar calhas, lajes e piscinas;

– limpar periodicamente lotes vagos.

A coordenação do Centro de Controle de Zoonoses informa que 180 servidores estão trabalhando nas atividades de controle da dengue e que as ações foram intensificadas nos bairros com maiores índices de infestação do Aedes aegypti.

As atividades para controle que estão sendo realizadas são:

– Inspeções domiciliares para eliminação mecânica e química de criadouros do mosquito;

– Atividades educativas para orientar a população como evitar focos do vetor;

– Aplicação de inseticida espacial para eliminação dos insetos adultos em locais onde ocorreram casos suspeitos de dengue;

– Atendimento às denúncias da população sobre focos do mosquito através do telefone 0800-283-3330.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *