Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Câmara Federal promove seminário para debater o Sistema Agroflorestal Sucessional

Câmara Federal promove seminário para debater o Sistema Agroflorestal Sucessional

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promoverão, nesta quinta-feira (15/12), um seminário para debater o tema: “Novos métodos para a exploração do Sistema Agroflorestal Sucessional: Produção e Recuperação – Nova agenda – Oportunidades e Desafios”. A realização do seminário é um requerimento dos deputados Zé Silva (SD/MG) e Evair Vieira de Melo (PV/ES).

O Seminário tem como objetivo apresentar a necessidade de compreensão dos sistemas agroflorestais sucessionais como alternativa para o desenvolvimento da agricultura sustentável. “O Brasil vive um momento de crise hídrica e as veredas do cerrado brasileiro estão em um processo de degradação, colocando em risco o meio ambiente para as gerações futuras. Nosso objetivo é analisar os sistemas agroflorestais conduzidos na lógica de agroecologia como um sistema de transição onde aproveitamos conhecimentos tradicionais passados de geração pra geração, inovação para produzir de maneira sustentável”, explica o deputado Zé Silva.

A proposta do Seminário é fazer com que os parlamentares das duas Comissões, além de produtores rurais e a sociedade em geral, possam conhecer detalhadamente diferentes sistemas de exploração agroflorestal já instalados e em desenvolvimento, bem como aqueles ainda em fase de pesquisa.

Deputado Zé Silva (SD/MG)
Deputado Zé Silva (SD/MG)

Zé Silva destaca que os Sistemas Agroflorestais Sucessionais apresentam-se como um sistema de produção que além de produzir matérias-primas relevantes para o homem, conserva os recursos naturais, inclusive a biodiversidade, sem a necessidade de insumos externos (principalmente fertilizantes e agrotóxicos), indo ao encontro da tão almejada agricultura sustentável.  Segundo o parlamentar, os ecossistemas naturais estão sempre mudando, numa dinâmica de sucessão das espécies, caminhando para o aumento da qualidade e quantidade de vida consolidada. “Guimarães Rosa é um dos maiores escritores da literatura brasileira, cuja obra-prima foi “Grande Sertão: Veredas”, onde destaca a luta dos sertanejos. Hoje, as veredas do cerrado brasileiro e outros ecossistemas estão em um processo de degradação”, destaca Zé Silva.

O Seminário será realizado das 9h30 às 18h30, no plenário 2, anexo II. A inscrição gratuita.

Câmara Federal promove seminário para debater o Sistema Agroflorestal Sucessional
Câmara Federal promove seminário para debater o Sistema Agroflorestal Sucessional

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.